Partilhar

Como saber se tenho colite

Como saber se tenho colite

A colite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da parte que reveste o intestino grosso (cólon) ou o reto. Pode ocorrer por diferentes causas, podem ser infecções virais ou bacterianas, problemas no sistema imunológico, falta de fluxo sanguíneo, consumo contínuo de certos fármacos, entre outros. Seja qual for a sua origem, é fundamental um diagnóstico médico e iniciar o tratamento mais adequado para cada caso. A fim de que você mesmo possa detectar a princípio, em umComo mostramos seus principais sintomas e respondemos à pergunta como saber se tenho colite.

Também lhe pode interessar: Como comer se tenho a doença de Crohn
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante saber que dependendo da causa da origem, existem diferentes tipos de colite. São eles:

  • Colite ulcerosa: doença crônica que apresenta inflamação e lesões ou úlceras no cólon.
  • Colite tóxica: trata-se de uma complicação de gravidade da colite ulcerosa.
  • Colite devido ao uso de certos medicamentos: a ingestão de determinadas substâncias como antibióticos ou anti-inflamatórios não esteroides podem fazer com que a mucosa do cólon se irrite e se inflame.
  • Colite hemorrágica: ocorre devido a uma bactéria denominada Escherichia Coli.
  • Colite nervosa: sua manifestação ocorre porque o paciente está sofrendo quadros de estresse ou situações de nervosismo de maneira regular.
  • Colite granulomatosa: ocorre devido a uma condição do sistema imunológico chamada doença de Crohn, na qual o próprio corpo ataca por erro o tecido corporal saudável.
2

Uma vez conhecidos os diferentes tipos, tenha em conta que os sintomas da colite podem se apresentar com menor ou maior gravidade segundo cada paciente, assim como aparecer de forma gradual ou repentinamente. Um dos sintomas mais comuns desta condição é a diarreia e a presença de sangue e pus nas fezes. Isso pode ser acompanhado de uma necessidade irreparável e urgente de defecar muito frequente, e que não para até finalizar a evacuação, e com intensas dores abdominais, dores retais, gases intestinais e calafrios.

Como saber se tenho colite - Passo 2
3

Muitas vezes e em casos de gravidade importante, os sintomas da colite anteriormente mencionados podem se manifestar junto de outros como:

  • Febre;
  • Taquicardia;
  • Perda de peso;
  • Náuseas e vômitos;
  • Dores articulares;
  • Desidratação;
  • Úlceras na pele;
  • Inflamação nos olhos.
4

Nem sempre a presença de diarreia frequente ou sangramento nas fezes é sinônimo de sofrer de colite. É possível que estas condições sejam consequência de outras doenças, como gastroenterite infecciosa, pólipos no cólon, problemas endócrinos, problemas no pâncreas, etc. É por isso que deve permanecer atento à manifestação dos outros sintomas descritos e ir ao seu médico com urgência para determinar com segurança o que é que pode estar causando isso.

5

Por norma, o diagnóstico médico da colite realiza-se através de uma exploração física do paciente e alguns exames médicos, como a colonoscopia, a qual permite visualizar se existe inflamação na mucosa do cólon e a coleta de amostras. Além disso, podem ser necessários outros exames como uma ressonância magnética do abdômen, uma radiografia abdominal ou um enema opaco (uma radiografia específica do intestino grosso, que permite visualizar o cólon e o reto).

Como saber se tenho colite - Passo 5
6

O tratamento da colite dependerá em todos os casos da sua causa, por isso deverá sempre seguir as instruções do seu médico quanto à medicação e estilo de vida a seguir. Algo que, sem dúvida, ajudará você a se sentir muito melhor e favorecer sua saúde, será seguir uma alimentação adequada que ajude você a reduzir e combater os sintomas da colite. Se quer saber qual é a dieta recomendada para esta doença, convidamos você a consultar o artigo Como comer se tenho colite.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho colite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como saber se tenho colite

Como saber se tenho colite
1 de 3
Como saber se tenho colite

Voltar ao topo da página