Como saber se tenho Dengue Hemorrágica

Como saber se tenho Dengue Hemorrágica

O Dengue é uma doença muito comum nas zonas onde as chuvas dão lugar a água parada onde se multiplicam os mosquitos Aedes Aegypti, popularmente conhecidos, em alguns países como "patas brancas". Os seus sintomas podem ser confundidos com um resfriado comum, o que pode levar a uma diminuição alarmante do número de plaquetas e a algo muito mais complicado: a febre hemorrágica da dengue. Descubra quais são os principais sintomas desta doença em umComo.com.br.

Passos a seguir:
1

A Dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, quando portador da doença. Existem quatro tipos de vírus, uma vez que contraiu um dos tipos de vírus ficará imune a ele, no entanto se viver em zonas de frequentes surtos ficará sempre exposto a contagiar-se novamente, correndo o risco de passar de Dengue clássica a hemorrágica.

2

Assim que for mordido por um mosquito portador, o vírus ficará incuba entre 4 a 7 dias, após este período começará a sentir os sintomas da doença, que poderá ficar no nosso organismo até 15 dias.

3

Os principais sintomas da Dengue são: fadiga, dor de cabeça intensa, febre, mal-estar geral, dor de ossos, dor nas órbitas dos olhos, falta de apetite e, na maioria dos casos a ocorrência de uma ligeira erupção cutânea. Estes sinais podem ser confundidos com um resfriado comum, mas à medida que os dias passam e devido à diminuição das plaquetas, como parte dos efeitos do vírus, o paciente ficará pior se não for tratado.

4

As plaquetas estão envolvidas no processo de coagulação do sangue. A contagem normal é de 150.000 a 450.000 por milímetro cúbico, ao contrair Dengue estas baixarão progressivamente, mas se o paciente não descansar e não se alimentar de forma adequada, ficará longe de se estabilizar, pois o número de plaquetas continuará a diminuir. Ao chegar a menos de 10.000 corre-se o risco de hemorragias internas, esta situação é conhecida como Dengue Hemorrágica e requer hospitalização imediata.

5

Aos sintomas próprios da Dengue, antes da situação de febre hemorrágica, acrescentam-se sintomas como febre alta e constante, hemorragias em diferentes partes do corpo, que podem ser detectadas através das fezes, ou em alguns orifícios como os ouvidos ou o nariz, alterações na pressão sanguínea e dificuldade respiratória.

6

A situação de Dengue hemorrágico não passa despercebida, pois os sintomas clássicos intensificam-se de uma forma significativa. Se o paciente não for tratado e estabilizado por um médico profissional, corre-se o risco de morrer.

7

Se durante mais de dois ou três dias apresentar uma situação com sintomas semelhantes aos mencionados acima, sem apresentar qualquer melhoria, visite o seu médico para uma revisão completa. A hospitalização é comum nos casos em que as plaquetas do paciente estão demasiado baixas, a fim de evitar a Dengue hemorrágica.

8

Se lhe foi diagnosticado Dengue lembre-se da importância de descansar para que possa recuperar. Além disso, existem algumas coisas que poderá fazer em casa para fazer subir as plaquetas, convidamo-lo a consultar os nossos artigos de como subir as plaquetas e alimentos para subir as plaquetas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho Dengue Hemorrágica, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • A Dengue não tem tratamento, requer bastante descanso e uma alimentação adequada.
  • Durante a doença apenas pode tomar paracetamol para a febre e dor de cabeça, mas é importante não começar o tratamento antes de confirmar o diagnóstico.
  • A Dengue hemorrágica exige cuidados médicos, caso contrário existe o risco de morte por hemorragia interna.