Como saber se tenho depressão

Como saber se tenho depressão

Muitas vezes, quando nos sentimos tristes, costumamos dizer que estamos deprimidos. Esta confusão de termos tem feito com que as pessoas pensem que qualquer situação que resulte em menos ânimo significa depressão. Entretanto, enquanto a tristeza é um sentimento passageiro, a depressão é uma condição mais complexa e profunda produzida por diferentes fatores, entre eles, alteração na produção de certas substâncias por parte de nosso cérebro. Então, como saber se você tem depressão? Em umComo.com.br, explicamos com detalhes.

Passos a seguir:
1

A tristeza caracteriza-se por ser um estado passageiro que ocorre como resposta a qualquer tipo de luto ou situação desagradável, por exemplo, a perda de um emprego, a morte de um ente querido, o fim de uma relação etc.

Por sua vez, a depressão é uma condição clínica caracterizada por uma tristeza profunda que nos impede de desfrutar de nosso dia a dia e das situações que nos ocorrem. Esta vem acompanhada de diversas alterações psíquicas de complexidade média ou severa, dependendo do caso de cada paciente.

2

As pessoas depressivas apresentam uma diminuição importante nos níveis de prazer de seu meio e das experiências que lhes acontecem. Os acontecimentos deixam de ser agradáveis ou prazerosos, podendo criar um ambiente de negatividade em seu meio. Este é um dos principais sintomas da depressão.

3

A tristeza é um estado passageiro em que o nosso estado de ânimo pode mudar. Há momentos em que choramos, mas à medida que vamos superando o luto, este quadro vai melhorando.

As pessoas que sofrem de depressão sentem-se tristes e choram constantemente, com quadros que podem ser apresentados diariamente ou com muita frequência, seja durante alguns momentos ou, em casos mais graves, na maior parte do dia.

4

Outra característica da depressão é a alteração nos padrões de sono. As pessoas depressivas podem passar muitas horas dormindo ou, pelo contrário, apresentar episódios frequentes de insônia nos quais não conseguem descansar. Este sintoma pode piorar a condição, fazendo com que a tristeza se agrave.

5

Todos os sintomas anteriores fazem que as pessoas depressivas se sintam fracas, com pouca energia e pouco desejo de realizar atividades ou empreender novos projetos. Esta condição leva a mudanças de comportamento importantes, nos quais o paciente não se reconhece, sentindo-se uma pessoa muito diferente da que era antes de se sentir deprimido.

Em casos mais graves, podem ser apresentados sentimentos como desejos de morrer ou pensamentos suicidas.

6

Ainda que seja comum confundirmos a tristeza com a depressão, o certo é que a tristeza prolongada poderia chegar a se transformar em depressão.

Se uma pessoa que enfrenta uma dificuldade ou mudança brusca em sua vida passa mais de duas semanas contínuas chorando de forma frequente e prolongada, com pensamentos negativos, fraqueza, pouco interesse em seu ambiente, alterações no sono ou ausência de entusiasmo de qualquer tipo, poderá estar entrando em um quadro depressivo.

7

Embora seja verdade que existam muitas formas de combater a depressão, é importante entender que se trata de uma condição psiquiátrica, portanto, apenas um profissional especializado pode diagnosticar a depressão e prescrever o tratamento adequado.

A depressão também é sintoma de diversas doenças. Por esse motivo, é muito importante submeter-se a uma avaliação para receber o tratamento oportuno de acordo com cada caso. Caso você suspeite que sofre de depressão, recomendamos que consulte um especialista.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho depressão, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.