Fungos nos pés

Como saber se tenho fungos nos pés

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 5 julho 2018
Como saber se tenho fungos nos pés
Imagem: formadelpies.webnode.es

Os fungos nos pés são produzidos, sobretudo, em épocas de calor ou lugares com muita umidade. Existem vários tipos de fungos, entre os quais se destacam o pé de atleta e a onicomicose (fungos nas unhas). Ambos são provocados por parasitas denominados 'dermatófitos', mais comumente conhecidos como fungo 'Trichophyton rubrum', que invadem o pé e se multiplicam. Este tipo de fungo costuma ser encontrado em lugares públicos com muita umidade ou calor, tais como vestuários das academias, piscinas públicas, duches públicos, etc. Para que você possa identificar rapidamente este tipo de doença e procurar seu médico imediatamente, neste artigo de umComo.com.br contamos a você como saber se tem fungos nos pés.

Também lhe pode interessar: Como escolher o calçado se tenho joanetes

Passos a seguir:

1

Os fungos nos pés podem ser contagiados tanto entre diferentes partes do corpo de uma mesma pessoa como entre pessoas diferentes, pois são doenças infecciosas. Mas não são necessariamente contraídas desta forma, os fungos residem no ambiente de maneira que só com o fato de pisar um chão infectado é suficiente.

2

A onicomicose é a condição mais comum e também a mais difícil de curar. Para saber se você tem fungos nas unhas você deve observar a cor e a textura das mesmas. As unhas afetadas por fungos costumam mudar de cor para um tom mais amarelado durante os primeiros dias, que irá escurecendo até se tornar preto se não forem tratados e eliminados. Os fungos encontram-se embaixo da unha, portanto, as unhas infectadas também começam a mudar seu aspecto e textura e a exibir uma aparência carcomida, furada e desgastada. Aqui você tem um artigo onde é detalhado como curar os fungos das unhas dos pés.

Como saber se tenho fungos nos pés - Passo 2
Imagem: gefor.4t.com
3

O pé de atleta caracteriza-se pelo aparecimento de fungos entre os dedos dos pés ou na planta. É provocado pelo fungo do eczema e também é muito comum na maioria da população. Para identificá-lo e saber se tem pé de atleta, você deverá ter em conta os seguintes sintomas:

  • Sensação de coceira, ardor ou inclusive dor entre os dedos dos pés ou uma parte específica da planta.
  • Inflamação de uma parte do pé e vermelhidão.
  • Pele seca e, nos casos mais graves, fissurada, com descamação e inclusive sangramento.
  • Em casos de fungos graves aparecem bolhas que podem coçar e supurar líquido.
  • Cheiro forte e desagradável.

Se o pé de atleta não for tratado a tempo, pode multiplicar-se e transformar-se em fungos nas unhas.

4

É muito fácil confundir os sintomas dos fungos com os produzidos por uma pele seca e, portanto, não tratar e só identificá-la quando a infecção já está muito avançada. É por isso que você deve observar seus pés constantemente, cuidar deles, tratar de suas unhas e dedicar-lhes tempo para evitar que este tipo de doença aconteça, ou poder vê-la a tempo se já tiver aparecido.

Como saber se tenho fungos nos pés - Passo 4
Imagem: lookfordiagnosis.com
5

Se você apresentar qualquer dos sintomas anteriores, seja provocado pelo pé de atleta ou pelos fungos nas unhas, não hesite em procurar seu médico imediatamente para diagnosticar os fungos nos seus pés e indicar um tratamento. Se não forem curados e eliminados adequadamente, podem gerar mais fungos e inclusive passar para outras partes do corpo, além de aumentar a gravidade dos que já existem.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho fungos nos pés, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: formadelpies.webnode.es
Imagem: gefor.4t.com
Imagem: lookfordiagnosis.com
1 de 3
Como saber se tenho fungos nos pés