Partilhar

Como saber se tenho o metabolismo lento

Por Diana Oliveira. Atualizado: 2 julho 2018
Como saber se tenho o metabolismo lento

A taxa metabólica, popularmente conhecida como metabolismo, representa a quantidade energética que o seu corpo gasta durante um dia inteiro, para funcionar corretamente. Mesmo não contando com as atividades que faz durante o dia, o corpo necessita de energia para sobreviver. O metabolismo basal é a quantidade calórica ou enérgica mínima que você precisa sem fazer qualquer tipo de atividade, apenas existir. Os processos metabólicos funcionam de maneira diferente em todas as pessoas e isso tem que ver com o tipo de metabolismo. Metabolismos lentos demoram mais tempo a processar os alimentos e isso traz consequências no seu organismo. Em umComo ajudamos-lhe a saber se tem o metabolismo lento, para que o possa trabalhar.

Também lhe pode interessar: Como acelerar o metabolismo facilmente

Causas do Metabolismo Lento

Muitas pessoas são rigorosas com a alimentação e ainda assim ganham peso com facilidade. Quando isso acontece, normalmente, tem a ver com o tempo que o seu organismo leva para processar determinados alimentos. Além do aumento de peso, o metabolismo lento pode trazer outras consequências para o seu organismo. Em algumas pessoas o metabolismo lento pode se associar ao hipotireoidismo. Mas afinal o que causa o metabolismo lento?

  • Genética - Em algumas pessoas o metabolismo está relacionado com a genética. Neste caso é necessário tomar algumas medidas para acelerar este processo. Práticas esportivas e uma alimentação adequada são truques fundamentais.
  • Idade - Com a idade o metabolismo deixa de ser tão rápido, devido à diminuição de massa muscular magra.
  • Estilo de vida - Pessoas sedentárias ou com um estilo de vida demasiado acelerado, que as faz saltar refeições, tendem a ter metabolismos lentos. Nestes casos o corpo tende a armazenar calorias e a diminuir os processos metabólicos. Alguns medicamentos, como antidepressivos, podem também desacelerar o metabolismo.
  • Comer muito - Se ingerir demasiadas calorias de uma só vez, o seu corpo não vai conseguir assimilar toda a glicose e ela vai acabar por se acumular, provocando a diminuição do metabolismo.
  • Distúrbios Hormonais
  • Doenças - Síndrome de Cushing, hipotireoidismo e diabetes são alguns exemplos de doenças que provocam o metabolismo lento.

Existe uma série de fatores que influenciam o seu metabolismo basal, a própria composição do corpo afeta os níveis calóricos essenciais para a sua existência. O desenvolvimento durante a infância e a estrutura do corpo podem fazer o metabolismo basal variar. Pessoas mais altas, têm mais área onde perdem calor, logo têm um maior metabolismo basal. A temperatura externa, a nicotina e a cafeína são também fatores que influenciam estes valores. O jejum, a fome e a sonolência diminuem o metabolismo.

O consumo em demasia de alimentos ricos em açúcar, farinha refinada, bolos e massas faz com que o fígado fique mais lento e acabe por influenciar o processo do metabolismo. O mesmo acontece com alimentos ricos em aditivos químicos, corantes e sódio de adição.

Como saber se tenho o metabolismo lento - Causas do Metabolismo Lento

Sintomas de Metabolismo Lento

É importante que detete o tipo de metabolismo do seu organismo para saber como deve atuar. O metabolismo lento se manifesta através de diversos sintomas:

Barriga inchada: Aquilo que come demora muito tempo a sair do seu organismo e isso prejudica o bom funcionamento do sistema digestivo. Consequentemente o organismo produz gases que fazem inchar a barriga. Aquilo que come parece se aglomerar nesta região e pode mesmo causar dor.

Prisão de ventre: Com o mau funcionamento do processo digestivo, também os intestinos são afetados. O metabolismo lento provoca prisão de ventre e pode ainda trazer consequências mais graves, como infecções.

Má digestão: Todos os órgãos do aparelho digestivo ficam alterados. A má digestão e o inchaço do estômago podem provocar vômitos, azia, dores e desconforto relativo à produção de gases.

Ganho de peso: O metabolismo é caracterizado pela grande dificuldade em perder peso. Se não tiver cuidados com a alimentação vai engordar com facilidade. Uma dieta que acelere o metabolismo pode ajudar, caso contrário dificilmente conseguirá controlar o aumento de peso.

Cuidados a ter

O metabolismo lento pode resultar no aumento de peso e no sedentarismo, então pode ser importante adotar alguns truques que ajudem a acelerar o seu metabolismo.

Quando está dormindo o seu corpo reduz o metabolismo. O coração bate mais devagar, a respiração perde intensidade e a temperatura corporal diminui. Nunca salte a primeira refeição do dia. Tomar um bom café da manhã é fundamental para que o seu metabolismo comece com força. Depois, durante o dia, faça várias refeições. O ideal é comer de 3 em 3 horas. O metabolismo diminui após a digestão, economizando energia. Como este o processo digestivo demora aproximadamente 4 horas, é importante que o reinicie mesmo antes de terminar. Além disso não damos a possibilidade do corpo armazenar comida. No fundo, uma boa alimentação é fundamental quando nos referimos a processos metabólicos.

A prática de exercício físico é também um excelente aliado no bom funcionamento do metabolismo. O metabolismo é mais lento em corpos com mais composição de gordura.

A partir dos 30 anos o metabolismo tem tendência para ficar mais lento, logo os cuidados devem ser redobrados. Isto acontece porque à medida que envelhecemos a tendência é o ganho de gordura e a perda de músculo, logo o metabolismo basal tende a cair.

Pelo mesmo motivo do envelhecimento, as mulheres tendem a ter o metabolismo mais lento e por isso é fundamental que tenham mais cuidados que os homens. Eles têm mais massa muscular e menos gordura.

Como saber se tenho o metabolismo lento - Cuidados a ter

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho o metabolismo lento, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como saber se tenho o metabolismo lento

Como saber se tenho o metabolismo lento
1 de 3
Como saber se tenho o metabolismo lento

Voltar ao topo da página