Partilhar

Como saber se tenho uma gravidez gemelar

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017

Até a chegada da ecografia, o diagnóstico de gravidez dupla era muito difícil na primeira metade da gestação, ao contrário dos meses finais. Classicamente são descritos sinais de suspeita e de certeza. A seguir serão detalhados os sinais de suspeita.

Também lhe pode interessar: Como saber se a gravidez é de gêmeos
Passos a seguir:
1

Levam à suspeita de gestação dupla os antecedentes de gemelaridade da grávida ou de sua ascendência materna, a intensificação dos incômodos gerais da gravidez, especialmente a hiperhemese gravídica, e a intensificação dos movimentos fetais.

2

A inspeção revela maior volume abdominal e uma exacerbação dos fenômenos de estase (varizes, edema).

3

A altura uterina é maior que a esperada para a amenorreia em gravidezes únicas, devido ao maior volume ovular (2 fetos) e ao excesso de líquido amniótico que frequentemente acompanha as gravidezes gemelares.

4

Este último fato de crescimento rápido do abdômen às vezes é notado pela grávida.

5

Apalpam-se múltiplas partes fetais, mesmo que o mais importante seja a presença de mais de 2 polos fetais.

6

A apalpação de dois polos iguais (2 cefálicos ou 2 podálicos), ou dois polos diferentes juntos ou separados demais, orientará também o diagnóstico.

7

O tato vaginal pode ajudar a comprovar o encaixamento de um polo enquanto apalpa-se por via abdominal outro polo idêntico.

8

A apalpação informará, além disso, sobre a situação e apresentação dos fetos, podendo-se encontrar todas as combinações possíveis.

9

O achado de dois focos de auscultação máximos em lugares diferentes e separados por uma zona de silêncio, também pode contribuir para o diagnóstico.

10

Para que este sinal tenha valor é preciso que exista no mínimo uma diferença de 10 - 15 batimentos por minuto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho uma gravidez gemelar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Uma vez realizado o diagnóstico de gravidez múltipla, devem ser redobradas as medidas tendentes a diagnosticar as patologias associadas mais frequentes.
  • Toda gravidez deve ser controlada por um médico.

Escrever comentário sobre Como saber se tenho uma gravidez gemelar

1 comentário
A sua avaliação:
Luana
Oi Fui faZer minha ultrason hj e a medica viu o saco gestacional mas nao indentificou nada pq disse que estou de pouco tempo estou sentindo que dessa vez e gemeos pq na gravidez anterior em nenhuma ultraason estava escrito saco geatacional alguem pode me ajudar? Estou de 5 semanas e ela pediu para repetir a ultrasson daqui uma semana

Voltar ao topo da página