Partilhar

Como saber se tenho vista cansada

Por Marina Vieira. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como saber se tenho vista cansada

Deseja aprender como saber se você tem vista cansada? Nós em umComo.com.br podemos te ajudar! A partir dos 40 anos, a maioria das pessoas manifesta os primeiros sintomas de presbiopia. Presbiopia é o nome científico para denominar a vista cansada. Algumas pessoas, apesar de possuírem a vista cansada, não sentem gravemente o efeito desta interferindo em suas atividades diárias. O problema da vista cansada aumenta com o envelhecimento do cristalino, estrutura ocular semelhante a uma lente natural, que vai fazendo com que a pessoa fique com dificuldade de reconhecer as imagens quando elas estão próximas.

Também lhe pode interessar: Como detectar as cataratas na vista

Como funciona o desenvolvimento desta alteração ocular

A presbiopia evolui da seguinte forma: após os 40 anos pode-se perceber os primeiros sintomas e, até aos 60 anos de idade, a cada sete anos que se passam, aumenta-se 1 grau desta alteração. Depois deste período a alteração ocular para de progredir.

Conheça conosco em umComo.com.br quais os efeitos causados pela presbiopia.

Efeitos causados pela presbiopia

A presbiopia pode se manifestar de maneira totalmente diferente de uma pessoa para outra, tudo vai depender do tipo de visão que a pessoa tinha antes desta alteração aparecer. As três formas principais de manifestação da vista cansada são:

1. A visão era totalmente perfeita, com a vista cansada a pessoa passa a apresentar dificuldade de enxergar objetos, pessoas e escritos quando estão muito próximos, com o passar do tempo o grau ocular pode chegar até 3 graus;

2. A pessoa já tinha hipermetropia, com a vista cansada torna-se mais difícil enxergar de perto e, aos óculos antigos, acrescenta-se 3 graus;

3. A pessoa tinha somente miopia, depois adquire a vista cansada em pequeno grau, pois a miopia possui a capacidade de atenuar os efeitos deste problema. A vista cansada em pessoas com miopia somente é percebida quando o grau da presbiopia passa a ser maior do que o da miopia.

Se você ainda tem dúvidas se possui ou não a vista cansada, teste sua visão conosco em umComo.com.br.

Como saber se tenho vista cansada - Efeitos causados pela presbiopia
Imagem: ameron.com.br

Teste sua visão

Existe uma maneira muito simples de reconhecer se você sofre ou não de vista cansada: realizar uma avaliação médica. Além disso, você pode fazer um teste rápido em sua casa da seguinte forma:

· Quando tiver na faixa dos 40 anos de idade; experimente ler um texto localizado a uma distância de 40 centímetros de seus olhos;

· Aos 50 anos: experimente ler um texto posicionado a cerca de 70 centímetros de distância de seus olhos;

· Após os 60 anos: leia um texto posicionado a uma distância de 1 metro dos olhos.

Averiguando os resultados

Se as imagens e as escritas do texto aparecerem desfocadas, ainda que ligeiramente, este pode ser um grande sinal de que você possui vista cansada. Consulte um médico e obtenha um diagnóstico acerca de seu problema.

As soluções contra a presbiopia são: óculos (eles podem ser monofocais, bifocais ou multifocais, tudo vai depender do caso em que você se encontra), lentes de contato e cirurgia a laser.

Espero que tenha gostado das dicas que aprendeu conosco em umComo.com.br.

Como saber se tenho vista cansada - Averiguando os resultados
Imagem: xarxafarma.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho vista cansada, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Comente, a sua opinião é muito importante para nós!

Escrever comentário sobre Como saber se tenho vista cansada

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
fabiana patrcia barbosa santos
oi gostaria de saber? estou com olhos ardendo muito tenho sensações que eles estão doendo e pesados as vezes eu passo mal ver computador minha cabeça doí
Editor umComo.com.br
Oi Fabiana! Pode ser que você esteja precisando de óculos, o melhor seria fazer uma consulta no oftalmologista para saber se está tudo bem.
mikaelem
quero saber por favor pode mim fala

Como saber se tenho vista cansada
Imagem: ameron.com.br
Imagem: xarxafarma.com
1 de 3
Como saber se tenho vista cansada

Voltar ao topo da página