Como saber se uma pessoa tem cleptomania

Como saber se uma pessoa tem cleptomania

A cleptomania caracteriza-se por um impulso irresistível de roubar objetos que não têm valor pessoal nem comercial para a pessoa. Os objetos roubados não são de grande importância para o cleptomaníaco, a gratificação que a pessoa recebe está no ato de roubar. Quem sofre de cleptomania é consciente de suas ações, por isso depois costumam ter sentimentos de culpa em relação ao roubo e portanto pode ser tratado. De seguida, em umComo.com.br mostramos-lhe como saber se uma pessoa tem cleptomania.

Passos a seguir:
1

Impulso irresistível de roubar objetos. No geral, os objetos roubados pelos cleptomaníacos não têm nenhum valor pessoal ou comercial. Sua ação é movida pela gratificação de roubar. Os cleptomaníacos realizam roubos sem planejamento prévio e são movidos por um impulso momentâneo.

2

Aumento da ansiedade antes de realizar o roubo. O sentimento de tensão que os cleptomaníacos experimentam aumenta conforme se aproxima o momento de cometer o furto. A emoção é tão intensa que eles não podem controlar. É por isso que após fazê-lo sentem uma liberação profunda.

3

Prazer enquanto rouba. Toda a intensidade prévia ao roubo é acompanhada de uma liberação posterior, a tensão prévia diminui.

4

Sentimentos de culpa. Depois que a situação de roubo passou, o cleptomaníaco se sente culpado pois é consciente de que cometeu um ato criminoso.

5

O roubo não é motivado pela ira, vingança, alucinações ou ilusões. Também não é consequência de outros transtornos, como transtorno antissocial da personalidade, episódio maníaco ou transtorno de conduta.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se uma pessoa tem cleptomania, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Se conhece alguém que sofre de cleptomania consulte um profissional de saúde para um tratamento adequado.