Partilhar

Como saber se uma pinta é benigna

Por Redação umCOMO. Atualizado: 1 outubro 2018
Como saber se uma pinta é benigna

A nossa pele muda constantemente. Ainda que não demos conta, a exposição solar, o frio, o clima ou nosso próprio organismo provoca que se desenvolvam novas pintas e sardas, às quais devemos prestar especial atenção. É fundamental saber se as pintas que temos em nosso corpo são benignas ou não, controlar seu desenvolvimento e verificar que não se trata de um melanoma ou câncer de pele. Em umComo.com.br explicamos a você como saber se uma pinta é benigna. Siga estes conselhos e aprenda as dicas para se certificar de que seu corpo, sua pele e sua saúde estão em perfeito estado.

Também lhe pode interessar: Como identificar pintas malignas
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, recomendamos a você fazer um exame médico, sobretudo se observa que têm aparecido manchas escuras, sardas ou pintas novas em sua pele. Às vezes, confundimos as pintas com manchas escuras que podem ser o início de um melanoma. Não espere e vá a um especialista para que realize um check-up médico imediatamente.

Como saber se uma pinta é benigna - Passo 1
2

Com frequência, as pintas - sejam ou não malignas - se desenvolvem com o tempo por nosso corpo. Caso observe uma divisão da pinta ou que esta se partiu ao meio de maneira simétrica, estará perante uma pinta benigna. Se não fosse bom, jamais se dividiria em partes iguais. Visite para saber mais detalhes no artigo Como identificar pintas malignas.

3

Outra forma de detectar se uma pinta é benigna, a partir da visão, é observando suas bordas. Geralmente, as pintas benignas têm um contorno definido. No caso das malignas, por outro lado, é muito difícil distinguir o seu início e seu fim, pois parece que estão desfocadas, como se fosse uma mancha.

4

Consulte seu dermatologista se observar que apareceu uma nova pinta, se esta cresceu, se desenvolveu ou mudou desde que acompanha seu aparecimento. Além disso, é importante ir ao especialista caso a sua pinta comece a se elevar ou variar de tamanho.

5

Em geral, as pintas costumam aparecer até aos 17 anos de idade. Por isso, recomendamos a você que se observa o aparecimento de manchas, pintas ou sardas a partir dos 20 anos, faça uma revisão médica para se assegurar de que são benignas.

6

Saber se uma pinta é maligna é um tanto difícil a simples vista, não obstante, explicamos a você os quatro possíveis tipos de melanomas:

  • Tipo mancha de café.
  • Tipo mancha escura similar à de azeite.
  • Tipo pólipo (pinta elevada).
  • Tipo de mancha que pode aparecer embaixo das unhas ou na palma de mãos e pés.
7

Por último, resumimos as condições que deve reunir uma pinta para que seja benigna:

  • Bordas regulares e definidas.
  • Forma arredondada e simétrica.
  • Tamanho maior de 6 milímetros.
  • No máximo pode ter duas cores e observará que se assemelha muito às demais pintas de seu corpo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se uma pinta é benigna, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como saber se uma pinta é benigna

1 comentário
Mary Queiroz
Boa noite ,gostaria muito de tira uma dúvida tenho uma pinta nas costa a muito tempo e quando a perto sinto dor .Gostaria muito de saber alguma coisa sobre isso..
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mary, o melhor seria consultar o seu médico ou dermatologista para a pinta ser observada.

Como saber se uma pinta é benigna
1 de 3
Como saber se uma pinta é benigna

Voltar ao topo da página