Como saber se uma queimadura é de terceiro grau

Como saber se uma queimadura é de terceiro grau

As queimaduras são acidentes domésticos comuns, principalmente as de primeiro grau. No entanto, quando são queimaduras graves é fundamental identificá-las rapidamente para tomar as medidas necessárias e ir o quanto antes ao pronto-socorro, pois apesar de podermos oferecer os primeiros auxílios, a revisão de um médico é fundamental para evitar infecções e garantir uma cicatrização adequada. Em umComo.com.br explicamos como saber se uma queimadura é de terceiro grau.

Passos a seguir:
1

Segundo o dano causado na pele e a profundidade da lesão, as queimaduras dividem-se em primeiro, segundo e terceiro grau, sendo este o mais grave de todos, pois são queimaduras que requerem atenção médica urgente devido à profundidade das mesmas.

2

As queimaduras de terceiro grau destroem a camada superficial da pele ou epiderme, além da segunda camada, conhecida como derme, chegando à hipoderme ou tecido celular subcutâneo e comprometendo totalmente essa área.

Diante de uma queimadura de terceiro grau a pele deixa de funcionar da forma adequada, portanto na área afetada a temperatura não poderá ser regulada ou não existirá uma luta contra qualquer infecção. Além disso, em casos mais severos os nervos também podem ser afetados, conseguindo que o paciente não sinta dor apesar da magnitude da lesão.

3

Para saber se uma queimadura é de terceiro grau deverá prestar atenção à condição da lesão, caracterizada por:

  • Vermelhidão intensa.
  • A queimadura é profunda, deixando à vista pedaços de pele esbranquiçados que podem pertencer aos tecidos graxos.
  • Em casos severos a queimadura é de cor vermelha muito escura ou inclusive carbonizada se a pele tiver sido exposta ao calor durante um período prolongado.
  • A área da lesão se encontra dormente.
  • O paciente pode estar em choque ou manifestar que não sente dor, sinal de que os nervos foram afetados.
4

Em casos de queimaduras de terceiro grau é fundamental ir a um pronto-socorro, pois este tipo de lesões cicatrizam muito mal sem a atenção de um especialista, e dependendo da gravidade podem produzir severas infecções que comprometam seriamente a saúde do paciente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se uma queimadura é de terceiro grau, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.