Como saber se uma queimadura está infectada

Como saber se uma queimadura está infectada
Imagem: criasaude.com.br

As queimaduras são acidentes domésticos muito comuns e dos quais nós não estamos isentos. Ainda que em sua maioria se trate de lesões de primeiro grau e segundo grau, usualmente leves, no processo de cicatrização é possível que a mesma infeccione, complicando a cura e pondo em risco nossa saúde. Mas como saber se uma queimadura está infectada? Em umComo.com.br explicamos tudo com detalhe.

Passos a seguir:
1

Perante uma queimadura, é importante atuar rápido para reduzir a dor e favorecer o processo de cura. No entanto, estas lesões demoram a curar, e as queimaduras de primeiro e segundo grau podem demorar até 3 semanas para cicatrizar por completo, processo durante o qual a lesão pode se infeccionar.

Nesses casos é importante tomar medidas para evitar que a septicemia avance e complique, por isso, é necessário conhecer os sintomas de uma queimadura infectada.

2

É normal que a queimadura fique avermelhada, inflamada e que você sinta dor moderada, no entanto à medida que vão avançando os dias, estes sintomas devem ir diminuindo devido ao processo de cicatrização próprio da pele. Se isto não ocorrer, mas piorar, sendo inclusive mais intenso do que durante os primeiros dias da lesão, é sinal de que algo não anda bem.

3

Os sintomas de uma queimadura infeccionada mais comuns são:

  • Supuração branca líquida que sai da queimadura. Espécie de pus líquido.
  • Presença de pontos brancos na queimadura.
  • Vermelhidão grave.
  • Dor na lesão.
  • A queimadura desprende um cheiro desagradável.
4

Perante uma queimadura infeccionada, a atenção médica é imprescindível, pois a ingestão de antibióticos será necessária para eliminar a infecção e favorecer a correta cicatrização.

Além disso, é importante lembrar que para evitar o agravamento desse tipo de lesão, é sempre necessário cobrir a queimadura com gaze ou com algum pano ou lençol limpo e substituí-la pelo menos 3 vezes ao dia, limpando a lesão e aplicando uma pomada cada vez que fizer a mudança para favorecer a cicatrização.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se uma queimadura está infectada, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.