Como sair e não beber

Como sair e não beber

Um copo num bar termina quase sempre bêbedo na balada? Não tem de ser assim, nem precisa ser assim para se divertir. Um copo não significa que vai acabar bêbedo, pode apenas dizer que você gosta daquela bebida e no final do dia de trabalho sabe bem ter aquele pequeno prazer. Há mais numa noite de balada do que álcool, e aqui no umComo vamos mostrar como sair e não beber.

Auto-controle

Quase todos nós gostamos de sair, bater um papo com uns amigos, beber uma cervejinha e talvez no final da noite ir na balada dançar. Quase sempre, senão sempre chegamos lá e já estamos bêbedos ou num estado "alegre". E tudo aconteceu e provavelmente não lembra nem metade do que fez, disse, quem conheceu ou os amigos que reviu. Esse é um dos cenários prováveis de acontecer quando bebe. A verdade é que a maior parte de nós bebe por uma questão social, faz parte do convívio da nossa sociedade, tal como a maior parte dos fumadores, começou a fumar por "pressão" social, para se enturmar no grupo de amigos, para parecer "legal".

Falando por experiência própria eu já tive alturas de sair todos os dias e acabar na balada, mas nem sempre bêbedo, e teve até alturas em que simplesmente não bebi durante uns meses. Uma espécie de desintoxicação. A diferença está no auto-controle. É extremamente importante ser capaz de controlar o impulso de beber. Dessa forma vai conseguir aproveitar a noite e também o dia seguinte.

Controlando o impulso de beber

É possível sair sem beber? É. Vai ser difícil no princípio mas depois você se habitua. O importante é procurar novos estímulos, novos locais para visitar, novas atividades para fazer. Algo que não precipite nem faça o seu inconsciente "precisar" de uma bebida.

Aqui ficam alguns exemplos:

  • Novos paladares, ir a um restaurante novo ou cozinhar algo que nunca experimentou.
  • Programa de teatro, concerto, fotografia, cinema.
  • Namorar, sóbrio você consegue aproveitar melhor o sentimento e o momento com aquela pessoa.
  • Passear, porque não dar uma volta no parque, ou um passeio pela floresta/montanha.
  • Jogos de tabuleiro, pegue uns amigos e faça em casa uma noite de jogos estilo (Monopoly).
  • Aprender a dançar salsa, merengue, aprender a desinibir a mente e o corpo.
  • Praticar esportes, junte uns amigos e façam um time de futebol, umas corridas de bicicleta entre outros.

Dessa forma você se mantém longe de todo o ambiente de balada e álcool, e acaba por encontrar outras formas de diversão. Além de melhorar a sua saúde, estará estimulando suas relações pessoais com seus familiares e amigos.

Mas como não beber se sair para o bar ou a balada

Se realmente for sair na balada, ou apenas para um bar, o importante é colocar na cabeça que não vai beber. Tome controle dos seus impulsos, seu inconsciente vai tentar levar a melhor. Não pode deixar. E existem algumas formas de o ajudar a não beber:

  • Assuma a responsabilidade de dirigir (sua vida e dos seus amigos estão nas suas mãos).
  • Beba água, muita água (pode tentar beber a mesma água que eles ingerem em álcool, vai acabar cheio num instante e sem vontade de beber nada, ao menos hidrata).
  • Tome uma atitude leviana com seus amigos (escusa de fazer o papel de papai, apenas se certifique que ninguém se magoa).
  • Participe das brincadeiras, vai acabar por passar o tempo sem notar e se divertir com eles.
  • Pode paquerar na mesma, até vai gostar mais porque vai lembrar de tudo.
  • Dance, aproveite os treinos e dance, vai ser uma experiência bem diferente e mais harmoniosa do que quando dançava bêbedo.
  • Atente no comportamento dos seus amigos, fazendo figuras, e se lembre que poderia ser você com o mau aspecto.
  • No dia seguinte não terá ressaca.
  • A carteira estará mais recheada.

Existem razões mais do que suficientes para sair, mas também para não beber quando sair. Seu corpo e mente vão agradecer o fato de não estar sempre lutando contra o álcool, e sua capacidade de controlar seus impulsos irá melhorar muito. Com o tempo se sentirá melhor.

Agora para aqueles que gostam de sair mas querem beber sem acabar bêbedos, aqui no umComo temos algumas dicas para eles, mas o essencial é se alimentar antes de sair e beber bem devagar enquanto conversa com alguém.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como sair e não beber, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.