Partilhar

Como são as manifestações motoras da esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma doença inflamatória desmielinizante do sistema nervoso central de evolução crônica. O diagnóstico baseia-se em uma forte hipótese clínica, apoiada por estudos complementares. Uma das manifestações clínicas importantes para sua hipótese diagnóstica são as motoras.

Este artigo é atribuído ao perfil de Jano Galã que em 2012 foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA); trata-se de um conhecido da equipe de umComo e tem criado um projeto impressionante (em espanhol, a sua nacionalidade), o DGENERAÇÃO, não esqueça de consultá-lo. Muito obrigado.

Também lhe pode interessar: Quais os sintomas da esclerose múltipla
Passos a seguir:
1

As manifestações motoras podem ocorrer como monoparesia, hemiparesia, paraparesia ou quadriparesia.

2

Às vezes a pessoa manifesta o transtorno motor como uma "inaptidão" em um de seus membros a qual melhora espontaneamente em semanas.

3

Nos casos de início tardio ela pode ocorrer como uma paraparesia assimétrica muito lentamente progressiva, inclusive com episódios de claudicação intermitente.

4

No exame físico, é possível comprovar sinais piramidais tais como hiperreflexia, clônus, Babinski e espasticidade.

5

Em pacientes com leve paresia, ganham relevância sinais como a ausência de reflexos cutâneos abdominais, a hiperreflexia osteotendinosa e o sinal de Babinski.

6

Muitas vezes, a espasticidade mais que a paresia é responsável pelo transtorno da marcha.

7

Em casos avançados podem ocorrer espasmos com alguns minutos de duração em geral não dolorosos, mas sim invalidantes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como são as manifestações motoras da esclerose múltipla, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se você apresenta uma classe distinta de transtornos motores, consulte um médico especialista.

Escrever comentário sobre Como são as manifestações motoras da esclerose múltipla

2 comentários
Mirian Soares Rodrigues
Sinto.uns sintomas. bem parecidos por isso quero mim informar mas sobre o assunto. obrigada
telma
achei este artigo técnico demais para um paciente leigo.Não entendi.

Voltar ao topo da página