Como são as plantas medicinais mais comuns

Como são as plantas medicinais mais comuns

As ervas medicinais tem sido usadas pelo homem à séculos com a finalidade de aliviar e melhorar vários desconfortos e problemas de saúde. Hoje em dia, são a melhor opção para aquelas pessoas que preferem um tratamento natural para os seus males.

Embora exista uma ampla lista de ervas com propriedades curativas, a maior parte são bastante conhecidas e inclusive recorremos a elas de forma quotidiana para cozinhar ou para nos sentirmos bem. Em umComo.com.br preparamos uma lista para que descubra como são as plantas medicinais mais comuns e os seus efeitos sobre o nosso corpo.

Fotos: Google Images

Passos a seguir:
1

A valeriana é uma das plantas medicinais mais populares que existem. Ingrediente ativo em grande quantidade de medicamentos farmacêuticos, é indicada para quem sofre de ansiedade, nervosismo ou depressão, além de beneficiar pessoas com outras condições. Consegue-se facilmente em lojas de produtos naturais e também pode plantar-se em casa.

2

Outra erva medicinal que de certeza lhe soa familiar é o ginseng, um ingrediente comum nas bebidas energizantes, e um dos produtos naturais mais indicados para combater a fadiga e para nos mantermos ativos. As pessoas que sofrem do coração ou de depressão encontrarão uma boa solução nesta planta, que é usada para melhorar diversas condições.

3

São poucos os que não conhecem o aloe vera ou babosa, os seus benefícios são tão amplos que é sempre recomendável ter um em casa.

Alivia queimaduras e problemas de pele, é usado em diversos tratamentos estéticos, contribui para melhorar certas condições respiratórias, sendo uma das plantas curativas mais versáteis que podemos encontrar, tudo graças ao líquido que se encontra dentro das suas folhas.

4

O alecrim é uma conhecida erva aromática usada habitualmente para cozinhar carnes, pelo que se consegue de forma fácil nos mercados. Mas, para além disso é uma planta cheia de propriedades curativas, melhorando problemas digestivos, respiratórios e musculares. Sem dúvida uma alternativa completa e de fácil acesso.

5

A camomila não é apenas comum, como conta com muitos usos quotidianos. Em quase todas as casas podemos encontrar chá de camomila, que ajuda a melhorar transtornos digestivos, acalmar os nervos e diminuir a irritação, por isso é uma das plantas medicinais mais populares.

6

O dente de leão também se encontra em abundância em lojas de produtos naturais e venda de plantas. Usado muitas vezes para decorar jardins, é uma planta cheia de muitos benefícios. Depura, melhora o trânsito intestinal e favorece pessoas com problemas de colesterol, sem dúvida um grande aliado para a nossa saúde.

7

Outra das ervas aromáticas por excelência, é a menta que se utiliza frequentemente na cozinha e em coquetéis, mas além disso conta com propriedades medicinais. Alivia diversos problemas de estômago e é indicada em casos de congestão nasal, catarro e irritação da garganta. Pode adquiri-la em chás, azeite, no mercado ou plantando-a em casa e dispor dela quando necessitar.

8

A equinácea é uma das melhores plantas medicinais para estimular e beneficiar o sistema imunológico Ideal para quem deseja manter-se saudável sem recorrer à medicina tradicional, é usada popularmente para aliviar os sintomas do resfriado. A sua bonita aparência permite tê-la no jardim, muito próxima de nós para a usar sempre que seja necessário.

9

Quantas vezes não usou já a salsa para cozinhar? Sabia que é também uma erva medicinal? Pois é! Para além do seu uso culinário conta com outras propriedades, sendo um excelente antioxidante e uma grande alternativa para manter a saúde dos rins. É muito simples de plantar em casa, embora também se possa conseguir com facilidade em qualquer mercado.

10

A sálvia é uma planta medicinal popular e comum, usada pelo homem à centenas de anos. Uma das suas propriedades mais destacadas é a sua capacidade de combater efetivamente as bactérias e cicatrizar feridas e cortes. É além disso outra das opções bastante simples para plantar no seu jardim, decorando ao mesmo tempo que se torna útil para a saúde.

11

Um derivado da menta, com uma característica e sabor refrescante, é a hortelã que também se usa habitualmente na cozinha e na elaboração de coquetéis. Entre as suas propriedades destacam-se os seus efeitos curativos sobre distintos problemas de estômago e respiratórios, assim como a sua capacidade para diminuir a dor. Pode-se semear em casa ou comprar-se em qualquer supermercado.

12

Os pratos feitos com tomilho contam com um sabor deliciosa, esta é uma das razões que tornou popular esta erva aromática, que para além disso conta com propriedades medicinais. Melhora a digestão, alivia condições respiratórias e mantem longe os insectos, estas são algumas das suas maravilhosas qualidades.

13

Outro rei da cozinha é o coentro que fica bem em saladas, sopas e guisados, mas também ajuda o nosso corpo a melhorar certos males. Vários problemas de estômago, a insônia e até a fadiga poderá encontrar uma melhoria graças à administração desta erva aromática comum.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como são as plantas medicinais mais comuns, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.