Partilhar

Como são os sintomas da depressão

Como são os sintomas da depressão
Imagem: sanayhermosa.com

Sentir-se triste ou melancólico é uma condição emocional pela qual todas as pessoas passam em muitos momentos de sua vida. No entanto, quando sentimentos como a tristeza, a ira, a frustração, a falta de interesse ou a desmoralização afetam à vida diária da pessoa durante um tempo prolongado e, além disso, se experimentam também outros sintomas somáticos como perda de peso, falta de apetite, problemas com o sono, astenia, etc, pode-se estar diante de um caso de depressão. Trata-se de um transtorno do estado de ânimo que afeta severamente a nível psicológico e biológico de quem o sofre e que requer um tratamento psiquiátrico adaptado a cada caso. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe detalhadamente quais são os sintomas da depressão.

Também lhe pode interessar: Quais são as complicações da depressão
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante distinguir o que é um caso de estado baixo de ânimo adaptativo de uma condição patológica, como é a depressão. No primeiro (estado baixo de ânimo adaptativo), o paciente pode manifestar alguns sintomas depressivos devido a circunstâncias concretas de sua vida como, por exemplo, diante de situações complicadas no âmbito trabalhista, familiar, econômico, etc. Estes sintomas irão diminuindo pouco a pouco uma vez que o fator causador do estresse tenha desaparecido.

Pelo contrário, quando se trata de uma condição patológica como a depressão, o paciente sofre de um estado de tristeza prolongado, sente-se afundado e incapacitado para enfrentar seu dia a dia ou relacionar-se com os demais. Apresentam-se alterações psíquicas importantes, de menor ou maior gravidade segundo cada caso, que costumam estar acompanhadas de outros sintomas somáticos.

2

Devido à complexidade da doença, os especialistas costumam basear-se em dois manuais para diagnosticar a depressão, um publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e outro pela Associação Psiquiátrica Norte-Americana. Neles, encontra-se como principais sintomas da depressão:

  • Estado de ânimo depressivo presente no paciente na maior parte do dia, que se mantém no tempo de maneira constante.
  • Perda ou desaparecimento de interesse diante de atividades cotidianas que anteriormente eram agradáveis e lhe eram prazerosas.
  • Perda ou diminuição da capacidade do prazer para aproveitar a vida, bem como o aumento considerável da fadiga e perda de energia.
3

Além disso, indicam-se outras alterações psíquicas como sintomas da depressão e parâmetros para o seu diagnóstico. Estas são:

  • Sentimentos de desesperança, inutilidade e pessimismo.
  • Ausência de reações diante de situações que costumam gerar expressões emocionais nas pessoas.
  • Diminuição severa ou ausência de autoestima, sentimento de inferioridade injustificado diante dos demais e perda total de confiança em si mesmo.
  • Sentimento de culpa excessiva e inexistente, a qual vai acompanhada de constantes autocobranças.
  • Pensamentos de morte e suicidas recorrentes, bem como arrebatamentos de ira repentinos.
  • Dificuldades para concentrar-se, tomar decisões e recordar.
4

A nível somático, os pacientes que sofrem de depressão também podem sofrer mudanças e condições como:

  • Transtornos no sono, sendo muito frequente a incapacidade para conciliar o sono (insônia) ou, pelo contrário, excesso de sono (hipersonia).
  • Diminuição ou perda do apetite.
  • Perda ou aumento de peso.
  • Diminuição ou ausência do apetite sexual.
  • Lentidão nas funções motoras e cansaço injustificado.
5

Após conhecer os sintomas da depressão e compreender que se trata de uma condição patológica, é fundamental que diante da suspeita de que sofre desta doença visite um especialista para que revise com cuidado o seu caso. Um paciente com depressão deve começar o quanto antes um tratamento específico baseado em uma terapia farmacológica combinada com terapia e ajuda psicológica.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como são os sintomas da depressão, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Como são os sintomas da depressão

2 comentários
Valeria
Gostaria de saber pq mesmo com a medicacao correta, ou seja, toma remedios ezpecificos para transtorno bipolar e depressao, e apresenta impaciencia , agressividade muito mau humor, sera que isso nao tem melhora definitivacom remedio nenhum? E muito dificil viver com pessoa que sofre desses problemas, me sinto muito desanimada.
Elias silva
legal artigo bom eu precisava .cheguei ate aqui atravez de sara viega valeu sara viega
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Elias, muito obrigada pelo comentário :) Ainda bem que conseguimos ajudar!

Como são os sintomas da depressão
Imagem: sanayhermosa.com
Como são os sintomas da depressão

Voltar ao topo da página