Várias doenças intestinais infeciosas

Como são os sintomas de infecção intestinal - Causas e tratamento

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 5 outubro 2017
Como são os sintomas de infecção intestinal - Causas e tratamento

Sofrer de infecção intestinal é algo mais comum do que você possa pensar, atinge tanto adultos como crianças e seu tratamento é fácil. As principais causas deste problema são a proliferação de bactérias e fungos, ingestão de alimentos contaminados ou estragados o que, de forma geral, acontece mais no verão, e hábitos de higiene incorretos. Se você ou alguém que você conhece suspeita que tem infeção intestinal, continue lendo este artigo do umCOMO e descubra como são os sintomas de infecção intestinal!

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da doença de Crohn

Índice

  1. Sintomas de infecção intestinal
  2. Causas da infecção intestinal
  3. Tratamento: remédio para infecção intestinal e diarreia

Sintomas de infecção intestinal

Os sintomas de infecção intestinal tanto podem surgir de um momento para o outro como gradualmente e, apesar das causas variarem, os sintomas são muito semelhantes e afetam igualmente adultos e crianças.

O primeiro sintoma a surgir é, geralmente, a dor na região abdominal. Esta dor costuma ser intensa e durar alguns dias. Acompanhada da dor, a pessoa pode se sentir indisposta, desenvolver febre e mal estar. Algumas pessoas podem também apresentar muco ou sangue nas fezes e mais flatulência que o normal. Também surgem episódios de diarreia e, neste caso, há que ter o cuidado de aumentar o consumo de água para que o corpo não desidrate.

  • Cansaço
  • Diarreia
  • Dor abdominal
  • Dor de estômago
  • Febre
  • Flatulência
  • Inflamação abdominal
  • Mal estar
  • Muco ou sangue nas fezes
  • Vômito

Quando tempo dura uma infecção intestinal?

O tempo de duração de uma infecção intestinal depende muito da causa. Os sintomas podem aparecer até 72 horas depois do contagio e durarem entre 4 e 7 dias. Geralmente, ela dura mais tempo quando é causada por vírus e bactérias.

Causas da infecção intestinal

As causas de uma infecção intestinal podem variar muito e serem consequência de vírus, parasitas ou bactérias. Sintomas específicos e a intervenção de um especialista são o que ajudam a descobrir a causa.

No caso dos vírus, eles podem ser transmitidos entre as pessoas ou pelo ambiente. Nem sempre eles são identificados. Um caso muito comum deste tipo de infecção é aquilo que é conhecido como 'vírose de praia', ou rotavírus.

Quanto à infecção intestinal bacteriana, as bactérias podem ser ingeridas através de água, alimentos contaminados ou o contato indireto de objetos contaminados com a mão na boca. As bactérias mais comuns que originam infecção intestinal são E. Coli e Salmonella.

Com os parasitas a situação é parecida, eles podem estar em alimentos ou água contaminada. Os mais conhecidos por causar infecção intestinal são Ameba e Giardia. Em ambas a situações, é muito comum que as bactérias ou vírus venham do contato indireto com coliformes fecais.

Infecção intestinal pode matar?

Sim, esta é resposta ao pé da letra, já que uma infecção intestinal pode ter diferentes causas e levar a uma desidratação intensa. Embora os números sejam baixos, a Secretaria de Vigilância em Saúde registra mortes causadas por infecção alimentar. Junto com isso, existe o fato de que uma infecção intestinal pode deixar o organismo mais suscetível a desenvolver problemas coração, alergias alimentares e inflamações no intestino.

Tratamento: remédio para infecção intestinal e diarreia

Esteja atento aos sintomas da infecção intestinal e, apesar de esta doença poder ser tratada fácil e rapidamente, é aconselhada uma consulta no médico para apurar se não se trata de algo mais grave. No caso de infecção intestinal infantil e em idosos é ainda mais importante procurar um especialista para tratar isso pela desidratação.

O tratamento diagnosticado por médico dependerá da causa. Em caso de bactérias, geralmente são receitados antibióticos específicos. Enquanto com os vírus mais comuns, na maioria das vezes o tratamento de hidratação intensa é o mais indicado e talvez algum medicamento para conter a náusea ou outros sintomas. No caso dos parasitas, eles precisam ser devidamente diagnosticados para que seja prescritos remédios específicos para o seu tratamento,

Remédio caseiro para infecção intestinal

Além dos medicamentos específicos que podem ser receitados por um médico, o ponto mais importante do tratamento para infecção intestinal é a hidratação. Para isso, recomenda-se o consumo de muita água, água de coco e soro caseirom que pode ser preparado de acordo com o passo a passo sobre como fazer soro oral caseiro.

Quanto à alimentação, apesar da possível falta de apetite, é aconselhável manter uma dieta leve com pequenas porções várias vezes ao dia. Arroz, legumes cozidos, sopa e bolacha de água e sal são alguns dos alimentos que menos irritam o estômago. Para mais opções, consulte a nossa lista de alimentos para diarreia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como são os sintomas de infecção intestinal - Causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
joao
Nem sempre, mais duas ou tres vezes seguidas em cada 3 meses acontece comigo, ter uma diareia com sangue, que me obriga rapidamente a procurar um sanitario, caso demorar, transpiro, isso tudo, acompanhado de uma dor de estomago forte, mais gracas as leituras que tenho feito nas paginas de saude na net tenho vindo a detetar onde tem havido falhas na minha alimentacao... Obrigado por nos proporcionar o melhor.
Sara Silva
Oi Joao! Ainda bem que a informação foi útil para você. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Elaine
A infecção intestinal pode causar rececamento das fezes? As dores abdominais são constantes ou da apenas em alguns momentos?
SEBASTIAO ORILDO CANTAGALO
FIQUEI FELIZ DE VER ESTA MATERIA SINTO TODOS ESSES SINTOMAS ACHO QUE DESCOBRI QUE TENHO INTOLERANCIA AO GLUTEN
Sara Silva
Olá Sebastião, ficamos contentes por saber que este artigo lhe foi útil. Para ter a certeza que tem sintomas de intolerância ao glúten, aconselhamos que consulte este artigo: http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-os-sintomas-da-intolerancia-ao-gluten-1045.html
Como são os sintomas de infecção intestinal - Causas e tratamento