Como são os sintomas de infecção intestinal - Causas e tratamento

Como são os sintomas de infecção intestinal - Causas e tratamento

Sofrer de infecção intestinal é algo mais comum do que você possa pensar, atinge tanto adultos como crianças e seu tratamento é fácil. As principais causas deste problema são a proliferação de bactérias e fungos, ingestão de alimentos contaminados ou estragados o que, de forma geral, acontece mais no verão, e hábitos de higiene incorretos. Se você ou alguém que você conhece suspeita que tem infeção intestinal, continue lendo este artigo do umCOMO e descubra como são os sintomas de infecção intestinal!

Sintomas de infecção intestinal

Os sintomas de infecção intestinal tanto podem surgir de um momento para o outro como gradualmente e, apesar das causas variarem, os sintomas são muito semelhantes e afetam igualmente adultos e crianças.

O primeiro sintoma a surgir é, geralmente, a dor na região abdominal. Esta dor costuma ser intensa e durar alguns dias. Acompanhada da dor, a pessoa pode se sentir indisposta, desenvolver febre e mal estar. Algumas pessoas podem também apresentar muco ou sangue nas fezes e mais flatulência que o normal. Também surgem episódios de diarreia e, neste caso, há que ter o cuidado de aumentar o consumo de água para que o corpo não desidrate.

  • Cansaço
  • Diarreia
  • Dor abdominal
  • Dor de estômago
  • Febre
  • Flatulência
  • Inflamação abdominal
  • Mal estar
  • Muco ou sangue nas fezes
  • Vômito

Quando tempo dura uma infecção intestinal?

O tempo de duração de uma infecção intestinal depende muito da causa. Os sintomas podem aparecer até 72 horas depois do contagio e durarem entre 4 e 7 dias. Geralmente, ela dura mais tempo quando é causada por vírus e bactérias.

Causas da infecção intestinal

As causas de uma infecção intestinal podem variar muito e serem consequência de vírus, parasitas ou bactérias. Sintomas específicos e a intervenção de um especialista são o que ajudam a descobrir a causa.

No caso dos vírus, eles podem ser transmitidos entre as pessoas ou pelo ambiente. Nem sempre eles são identificados. Um caso muito comum deste tipo de infecção é aquilo que é conhecido como 'vírose de praia', ou rotavírus.

Quanto à infecção intestinal bacteriana, as bactérias podem ser ingeridas através de água, alimentos contaminados ou o contato indireto de objetos contaminados com a mão na boca. As bactérias mais comuns que originam infecção intestinal são E. Coli e Salmonella.

Com os parasitas a situação é parecida, eles podem estar em alimentos ou água contaminada. Os mais conhecidos por causar infecção intestinal são Ameba e Giardia. Em ambas a situações, é muito comum que as bactérias ou vírus venham do contato indireto com coliformes fecais.

Infecção intestinal pode matar?

Sim, esta é resposta ao pé da letra, já que uma infecção intestinal pode ter diferentes causas e levar a uma desidratação intensa. Embora os números sejam baixos, a Secretaria de Vigilância em Saúde registra mortes causadas por infecção alimentar. Junto com isso, existe o fato de que uma infecção intestinal pode deixar o organismo mais suscetível a desenvolver problemas coração, alergias alimentares e inflamações no intestino.

Tratamento: remédio para infecção intestinal e diarreia

Esteja atento aos sintomas da infecção intestinal e, apesar de esta doença poder ser tratada fácil e rapidamente, é aconselhada uma consulta no médico para apurar se não se trata de algo mais grave. No caso de infecção intestinal infantil e em idosos é ainda mais importante procurar um especialista para tratar isso pela desidratação.

O tratamento diagnosticado por médico dependerá da causa. Em caso de bactérias, geralmente são receitados antibióticos específicos. Enquanto com os vírus mais comuns, na maioria das vezes o tratamento de hidratação intensa é o mais indicado e talvez algum medicamento para conter a náusea ou outros sintomas. No caso dos parasitas, eles precisam ser devidamente diagnosticados para que seja prescritos remédios específicos para o seu tratamento,

Remédio caseiro para infecção intestinal

Além dos medicamentos específicos que podem ser receitados por um médico, o ponto mais importante do tratamento para infecção intestinal é a hidratação. Para isso, recomenda-se o consumo de muita água, água de coco e soro caseirom que pode ser preparado de acordo com o passo a passo sobre como fazer soro oral caseiro.

Quanto à alimentação, apesar da possível falta de apetite, é aconselhável manter uma dieta leve com pequenas porções várias vezes ao dia. Arroz, legumes cozidos, sopa e bolacha de água e sal são alguns dos alimentos que menos irritam o estômago. Para mais opções, consulte a nossa lista de alimentos para diarreia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como são os sintomas de infecção intestinal - Causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.