Partilhar

Como são os sintomas digestivos da doença celíaca

A doença celíaca é uma intolerância permanente ao glúten contido na dieta, que ocorre nos indivíduos geneticamente predispostos e desencadeia uma resposta imunológica anormal com lesão da mucosa intestinal. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como são os sintomas digestivos da doença celíaca, para poder descartar esta hipótese.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da doença de Crohn
Passos a seguir:
1

A tríade característica da doença clinicamente ativa consiste em diarreia, astenia (cansaço) e emagrecimento.

2

A diarreia esteatorreia manifesta-se em forma de fezes líquidas ou pastosas amareladas, cinzentas e volumosas (entre 200 e 1000 gr/dia).

3

O cheiro é rançoso e o aspecto espumoso e com conteúdo oleoso.

4

Costuma flutuar na água.

5

O volume das defecações aumenta na forma proporcional à superfície intestinal afetada.

6

No entanto, os doentes celíacos nem sempre apresentam diarreia, e às vezes podem sofrer inclusive de prisão de ventre e manifestar o quadro clínico só com um emagrecimento progressivo.

7

Isto ocorre porque o íleo costuma se manter incólume nestes casos e, junto com o cólon, compensa com sua absorção a sobrecarga líquida que chega do jejuno.

8

Nas crianças é frequente o aparecimento de um atraso do crescimento que causa uma falta de aumento de peso.

9

O doente celíaco pode apresentar também arrotos, distensão abdominal e expulsão de grandes quantidades de gases fétidos, formados pela atividade fermentativa da flora intestinal sobre os açúcares e ácidos não absorvidos que chegam ao cólon.

10

A partir dos ácidos não absorvidos se formam também ácidos graxos hidroxilados que possuem um efeito catártico e contribuem como um componente secretor à diarreia osmótica da má absorção.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como são os sintomas digestivos da doença celíaca, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Diante da presença de alguns desses sintomas, consulte um médico.
  • Todo paciente celíaco deve fazer uma dieta livre de glúten para evitar complicações.

Escrever comentário sobre Como são os sintomas digestivos da doença celíaca

Voltar ao topo da página