Como são os testículos normais

Como são os testículos normais

O aspecto físico tem uma grande importância nas nossas vidas e costuma ser motivo de preocupação, quando falamos de sexualidade, o tamanho e o aspecto pode se tornar um grande motivo de insegurança para muitas pessoas.

À eterna pergunta sobre se o tamanho do pênis importa ou não, tem que se adicionar outras dúvidas que os homens têm e que muitas vezes não se atrevem a perguntar. Mas saber como são testículos normais não tem apenas a ver com uma preocupação estética, saber a forma e o tamanho normal pode nos servir de indicação para detectar alguma doença ou anomalia física.

Quer saber como são os testículos normais? No seguinte artigo do umCOMO explicamos.

Qual é o tamanho normal dos testículos

Como a maioria dos órgãos do corpo, o tamanho dos testículos não é fixo durante toda a vida, mas vai variando durante os anos e também é diferente entre um homem e outro. Apesar disso, há uma média entre a qual se localizam a maioria dos homens em idade adulta.

Por norma geral, o tamanho normal dos testículos situa-se entre os 4 e 8 centímetros de comprimento e entre 2 e 4 centímetros de largura.

O tamanho dos testículos pode variar?

Já referimos qual é o tamanho normal dos testículos, no entanto, se encontrar ou não dentro da média, não é tão importante seu tamanho como a evolução do mesmo. Pode ter uns testículos menores ou maiores que a média, tal como acontece com o pênis: há homens que os têm maiores e outros que os têm menores.

O importante é saber que tamanho têm nossos testículos para poder observar se há alguma mudança significativa, pois isso sim pode ser causado por alguma doença. Entre as doenças que podem mudar o tamanho dos testículos encontramos:

  • Um cisto de água no testículo, conhecido como hidrocele.
  • Infecções nos testículos -orquite- ou no epidídimo -epididimite-. Conheça no seguinte artigo como tratar a orquite e a epididimite.
  • Câncer testicular.
  • Se perceber um aumento em um ou ambos testículos, a recomendação é consultar um urologista para uma revisão rotineira.

Que forma têm os testículos normais

A forma normal dos testículos é como a de um ovo, ovoide e plano em sentido transversal. É duro perante a pressão, mas com certa elasticidade. Isto deve-se à camada de fibra e músculos que o rodeiam.

Quanto à sua posição, se observarmos podemos perceber que ambos não estão situados à mesma altura, mas que um está mais baixo que o outro. Muitos homens chegam a se preocupar por este fato quando é algo totalmente normal, só que em alguns homens a diferença é mais notável que em outros.

Encontramos outra diferença entre ambos testículos no seu tamanho, pois um é um pouco maior que o outro. Em alguns casos é tão mínima que nem se chega a perceber, mas em outros é identificável à simples vista.

A função dos testículos

Testículos saudáveis são indispensáveis para que o homem possa viver plenamente a sua vida sexual e reprodutiva. A função dos testículos é fundamental para isso, pois é nestes órgãos onde se produzem os espermatozoides que, por meio da ejaculação, se encarregarão de fecundar o óvulo.

Além disso, nos testículos também se produz a testosterona, o chamado hormônio masculino, que é o que provoca os traços masculinos como o pelo e outras características físicas, além de regular o desejo sexual.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como são os testículos normais, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.