Partilhar

Como se alimentar durante a amamentação

Como se alimentar durante a amamentação
Imagem: d24ar.com

A lactação é um período importantíssimo para a mãe e o bebê, uma etapa ideal para fortalecer os laços com o nosso filho e também para o nutrir da forma mais saudável que existe. E nesta etapa a nossa alimentação é um aspecto fundamental para garantir o bem-estar do pequeno, pois os sabores e nutrientes do que ingerimos vão para o leite materno que o bebê tomará, motivo pelo qual é fundamental ter atenção à nossa alimentação. Em umComo.com.br explicamos como se alimentar durante a amamentação e nutrir ao máximo o seu pequeno.

Passos a seguir:
1

A amamentação materna está cheia de benefícios para o nosso bebê, no entanto, para garantir ao máximo a saúde do pequeno é fundamental cuidar da sua dieta, seguindo uma alimentação balanceada e saudável.

É importante saber que, enquanto amamenta o seu bebê, é normal sentir muita fome, pois para produzir o leite o seu corpo requer um grande consumo de calorias que você deve repor com o que come. No entanto, lembre-se que comer mais não deve significar comer mal.

2

O ideal é que, enquanto se alimenta para amamentar, você faça cinco refeições ao longo do dia para manter os níveis adequados de ingestão calórica. Três refeições principais e dois lanches irão lhe permitir receber todos os nutrientes de que o seu corpo precisa. Não se esqueça de consumir:

3

Para começar o dia com energia é importante tomar um bom café da manhã que contenha carboidratos complexos e proteínas. Isto irá ajudá-la a se manter adequadamente ativa, permitindo que o seu leite proporcione ao seu bebê os nutrientes de que ele precisa.

É muito importante que, independentemente de acordar com pouco apetite ou de que o bebê altere os seus horários, você não pule o café da manhã, pois esta refeição ajudará você a enfrentar a sua rotina com mais disposição.

4

Mesmo sentindo fome durante a lactação, você deve controlar o tipo de alimentos que ingere e entender que alguns deles não devem ser consumidos em excesso. Durante a gravidez o seu bebê recebeu todos os alimentos que estavam presentes na dieta pelo líquido amniótico, e na amamentação é muito provável que estes mesmos alimentos não lhe causem nenhum desconforto.

No entanto, certos produtos contêm ingredientes que podem desencadear alergias no pequeno, por isso, recomenda-se moderar bastante a ingestão de:

  • Chocolate e produtos achocolatados.
  • Leite, pois a proteína presente no leite de vaca e seus derivados poderia provocar alergias no bebê.
  • Evite peixes ricos em mercúrio como o peixe espada, cavala, peixe-panga, mero, atum branco fresco ou enlatado. Escolha em vez deles peixes ricos em Ômega 3, como o salmão ou a sardinha.
  • Café e bebidas com cafeína: procure não ingerir mais de duas xícaras ao dia.
5

Outro detalhe importante que você deve considerar quando se alimenta para amamentar, é que certos alimentos que são flatulentos podem aumentar também as cólicas em seu bebê. Isto nem sempre ocorre, por isso, é importante observar a reação do pequeno quando o amamentar depois de ingerir certos alimentos.

Alguns dos que mais cólicas costumam causar são:

  • Brócoli;
  • Couve de bruxelas;
  • Repolho;
  • Leite de vaca.
6

O mesmo acontece com os sabores fortes nas comidas. Pratos elaborados com muitas especiarias, com pimenta ou ingredientes como o alho (receitas ao alho) podem mudar o sabor do seu leite e produzir no bebê incômodo e irritabilidade.

Se você gosta deste tipo de comida, experimente uma vez e veja a reação do bebê, alguns não são afetados por estas dietas, enquanto outros reagirão com incômodo e irritabilidade, por isso será muito fácil notar que ele não gostou.

7

Além disso, é importante continuar ingerindo as vitaminas que o seu médico receitou e manter uma dieta equilibrada sem excessos de alimentos pouco nutritivos como os doces, os bolos ou as gorduras saturadas.

Lembre-se de que se você se alimentar de forma saudável o seu bebê também estará fazendo isto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se alimentar durante a amamentação, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como se alimentar durante a amamentação

Como se alimentar durante a amamentação
Imagem: d24ar.com
Como se alimentar durante a amamentação

Voltar ao topo da página