Como se contagia um herpes labial

Como se contagia um herpes labial

O conhecido herpes labial é um vírus que, em forma de bolha, se desenvolve e cresce através de contágio. Costuma aparecer como uma mancha pequena cor de rosa e, no princípio, os sintomas para o detetar são coceira e ardor na zona. De forma rápida, o herpes expande-se, tornando-se maior e ganhando uma cor vermelha, provocando uma dor aguda e incômoda. Além disso, é altamente contagioso, pelo que para estar prevenido perante uma possível transmissão, convidamos você a ler atentamento este artigo de umComo.com.br sobre como se contagia um herpes labial.

Passos a seguir:
1

Uma vez que o herpes labial se contagia, fica latente no organismo contagiado. Em momentos de estresse, de descida de defesas e de estar mais baixo de ânimos, a pessoa que o tem, começará a desenvolvê-lo, através da pequena infeção manifestada nos lábios.

2

O herpes labial pode contagiar-se através de beijos, pelo que deverá ter cuidado e evitar beijar alguém que tenha esta infeção e que redobre as precauções. De fato, uma das principais vias de contágio é quando ocorre uma troca de saliva com uma pessoa afetada. Além disso, é importante não tocar nos herpes labiais quando se encontram ativos, e no caso de o fazer, evitar tocar outras partes do corpo depois, uma vez que se corre o risco da infeção se expandir para outras zonas.

3

Compartilhar objetos pessoais que entram em contato direito com o herpes labial, como por exemplo a escova de dentes é outra das possíveis vias de contágio. Tenha muito cuidado quanto a isto e, como é algo desnecessário, evite usar escovas de dentes de outras pessoas, uma vez que evitará muitas mais infeções e doenças que podem comprometer a sua saúde oral.

4

Da mesma forma que acontece com as escovas de dentes, é fundamental que evite utilizar batons de outras pessoas, uma vez que são outros dos principais objetos transmissores do herpes labial. Além disso, aconselhamos que não deixe ninguém usar os seus batons, assim irá se certificar de se manter longe de muitas infeções, germes e bactérias.

5

Cuidado com o beber do copo de alguém com herpes. Sem dar conta e embora não acredite, podem ficar restos de saliva que é o principal meio para transmitir e ativar o herpes labial entre pessoas. Use sempre um copo limpo e evite que mais ninguém beba do seu copo.

6

Como vê, a saliva é o veículo transmissor do herpes labial. Evite expor-se, na medida do possível, a contágios. Para isso, com pessoas que não conhece ou que não sabe que possam ter herpes, não partilhe nada que possa implicar uma troca de saliva, assim evitará contagiar o vírus.

7

Se além destas, quer saber que outras medidas podem ajudá-lo na prevenção do herpes labial, aconselhamos você a ler o nosso artigo sobre como prevenir o contágio do herpes labial.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se contagia um herpes labial, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Perante o menor sintoma, visite um especialista.