Partilhar

Como se cuidar após a quimioterapia

Como se cuidar após a quimioterapia

A quimioterapia, ou "quimio", é um medicamento químico de grande alcance usado para tratar o câncer. Destina-se a eliminar as células cancerosas no corpo ou reduzir os tumores existentes até que possam ser operados. Ainda que a quimioterapia possa ser muito eficaz, também tem seus riscos e efeitos secundários. Algumas pessoas experimentam náuseas, perda do apetite, perda de cabelo, fadiga, febre e dor. A quimioterapia também tem alguns efeitos secundários duradouros, tais como perda de memória, problemas do coração, e o risco de câncer no futuro. Há passos que você pode tomar para melhorar seu estilo de vida e ajudar seu corpo a se recuperar deste debilitante tratamento.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Tipos de Quimioterapia
Passos a seguir:
1

Visite seu médico com frequência. Faça consultas de rastreamento com seu médico para comprovar seu progresso e discutir qualquer problema persistente. Você terá de tornar estas viagens ao médico uma prioridade para o resto de sua vida.

2

Evite substâncias nocivas como o álcool e os cigarros. Estas substâncias podem agravar seus problemas de saúde e inclusive causar outros tipos de câncer. O álcool também afeta o funcionamento de seu fígado; e terá os órgãos em pleno funcionamento para ajudar seu corpo a recuperar o tratamento contra o câncer.

3

Coma alimentos saudáveis e faça exercício. Assegure-se de obter sua porção diária de frutas e verduras para manter seu corpo em forma. A fibra das frutas e verduras, bem como outros alimentos nutritivos como cereais integrais, podem ajudar a prevenir a recorrência do câncer e manter seu peso e colesterol sob controle. Faça exercício diários, inclusive caminhar suavemente pois fará maravilhas para consertar seu corpo.

4

Visite um especialista se tiver problemas de memória ou pensamento deteriorado. Segundo a Clínica Maio, este fenômeno é conhecido como "quimioterapia do cérebro". Os pacientes com frequência enfrentam problemas cognitivos após a quimioterapia. Um neuropsicólogo pode ajudar na adaptação das mudanças do cérebro e na melhoria de seus padrões de pensamento. Faça exercícios de repetição para ajudar sua função de memória.

5

Proteja-se contra infecções, já que seu sistema imunológico debilitado o deixará mais vulnerável às doenças. Lave as mãos após ir ao banheiro ou antes de comer. Mantenha-se longe de familiares e amigos que estejam resfriados ou com gripe.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se cuidar após a quimioterapia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como se cuidar após a quimioterapia

Como se cuidar após a quimioterapia
Como se cuidar após a quimioterapia

Voltar ao topo da página