Como se cuidar após uma cesárea

Como se cuidar após uma cesárea

Um parto por cesárea implica uma intervenção cirúrgica e, por isso, a recuperação da mulher é um processo mais lento que o de um parto vaginal. No geral, os primeiros dias são os mais desconfortáveis e a recuperação total ocorre depois de umas 6 semanas após o parto. Durante este período de tempo, é fundamental seguir uma série de recomendações que evitem complicações e ajudem você a se recuperar mais rápido e de forma completamente saudável, o que será importantíssimo também para poder cuidar do seu bebê com total energia. Preste atenção ao seguinte artigo de umComo no qual mostramos a você como se cuidar após uma cesárea.

Cuidados gerais após uma cesárea

Depois de uma cesárea, os músculos abdominais encontram-se frágeis devido à cirurgia e é completamente normal que se encontre dorida e que precise da ajuda de seu parceiro e familiares para cuidar do bebê, já que de certo modo deve guardar um pouco de repouso para conseguir uma rápida recuperação. A seguir, explicamos para você algumas recomendações que deve ter em conta para se cuidar após uma cesárea:

  • Durma e descanse tudo o que o seu bebê permitir, realizando pelo menos um cochilo por dia.
  • É aconselhável levantar-se e caminhar de maneira lenta e progressiva desde o primeiro dia para acelerar a recuperação, favorecer a circulação do sangue e prevenir a formação de coágulos.
  • Evitar levantar peso até que a ferida esteja completamente curada, bem como qualquer atividade física que suponha a tensão dos músculos abdominais.
  • Tenha em conta que do mesmo modo que com um parto vaginal, após a cesárea você expulsará sangue pela vagina (os chamados lóquios), que terá uma forte cor vermelha no início e irá escurecendo com o passar dos dias. Só deve se preocupar caso sinta dor ou tenha febre, já que depois será recomendável consultar um ginecologista.
  • Tome banho de chuveiro em vez de banheira e evite o uso de absorventes internos até que a cicatriz tenha curado.
  • Tente seguir uma dieta saudável rica em frutas e verduras e, sobretudo, se manter bem hidratada bebendo 8 copos de água ao dia para evitar a prisão de ventre.

Além disso, deverá estar alerta ao aparecimento dos seguintes sintomas, já que a sua manifestação poderia indicar que algo não está bem e será fundamental ir ao médico o quanto antes:

  • Sangramento vaginal abundante.
  • Febre.
  • Sangramento ou supuração da cicatriz.
  • Dor intensa ou ardor no abdômen.
  • Dores ou vermelhidão nos seios.
  • Pernas inchadas.
  • Depressão.

Cuidados com a cicatriz da cesárea

A ferida de uma cesárea precisa de um tempo aproximado de 10 dias para cicatrizar, e para que o faça corretamente é necessário seguir uma série de cuidados específicos. É fundamental mantê-la limpa lavando-a apenas com água e um pouco de sabão neutro, secá-la com uma gaze estéril e deixar ao ar livre durante uns minutos. Não se aconselha cobrir com compressas, o seu médico é quem lhe dirá se deve mantê-la coberta ou não e pode prescrever algum tipo de antisséptico para acelerar a sua cura ou anti-inflamatório em caso de dores.

Para retirar os pontos externos, deverá ir à consulta médica ainda que o processo de recuperação seja lento e durante as primeiras semanas é normal que sinta tensão, prurido ou uma zona da pele adormecida.

Atividade física após uma cesárea

A prática de atividade física após uma cesárea costuma retomar-se passado um mês da intervenção, pois a ferida já estará completamente cicatrizada. No entanto, este tempo pode variar de uma mulher para outra e o melhor é começar a fazer exercício quando o médico indicar. Recomenda-se iniciar com exercícios suaves para a zona abdominal uma vez que a mulher já não tenha desconforto e a cicatriz esteja curada, bem como com exercícios que favoreçam a contração do solo pélvico, evitando em todo o caso atividades de alta intensidade.

Relações sexuais após uma cesárea

Uma das perguntas mais habituais é se posso fazer sexo após uma cesárea? Pois bem, assim como recomendam os especialistas, as relações sexuais devem ser retomadas quando a mulher tiver se recuperado completamente e a ferida tenha cicatrizado. É especialmente aconselhável evitar fazer sexo durante os sangramentos que ocorrem depois do parto (a quarentena) e esperar pelo menos 6 semanas para evitar complicações. Ainda assim, é sempre possível desfrutar da intimidade em casal com outras técnicas como a estimulação manual ou oral, os beijos e as carícias.

Dica: Confira também o artigo e saiba mais sobre o tema - Com quantos dias posso ter relação após o parto cesárea?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se cuidar após uma cesárea, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.