Partilhar

Como se cuidar durante a gravidez

Por Redação umCOMO. Atualizado: 4 dezembro 2019
Como se cuidar durante a gravidez

A gravidez é uma grande experiência para a mulher, mas também é uma situação que leva o corpo ao limite , por isso você deve melhorar as atenções e lembrar que seus hábitos também afetarão ao bebê que cresce dentro de você. Neste artigo do umCOMO você confere uma série de dicas básicas para saber como se cuidar durante a gravidez para se sentir sempre linda mantendo a sua saúde e do bebê.

Também lhe pode interessar: Como cuidar dos seios durante a gravidez

O que comer durante a gravidez

Durante a gestação, é muito importante cuidar sua alimentação, reduzir o consumo de açúcar refinado para evitar o diabetes gestacional, as gorduras saturadas e as frituras.

Em geral, você pode comer tudo de forma balanceada, só deverá evitar carnes e peixes crus e tomar o cuidado de lavar muito bem os vegetais e verduras antes de seu consumo, para evitar possíveis bactérias estomacais. Para lista de alimentos, consulte o nosso artigo sobre como comer durante a gravidez.

Como prevenir a diabetes gestacional

Durante a gravidez o nosso corpo inicia uma revolução hormonal de grandes proporções com a finalidade de gerar uma vida que cresce dentro de nós. Mas algumas vezes estas mudanças podem ter consequências na saúde, pois perante uma resistência à insulina, a mãe pode sofrer de diabetes gestacional, uma condição delicada que requer atenção.

Se sua gravidez foi produzida depois dos 35 anos de idade é importante se submeter aos exames e revisões médicas de praxe, pois a possibilidade de sofrer de diabetes gestacional aumenta com a idade.

Cuidar da alimentação durante a gravidez é essencial para prevenir esta doença, pois o aumento excessivo de peso só gera problemas para a mãe e para o bebê, por isso lembre-se: antes de qualquer coisa, está a saúde de vocês dois:

  • Reduza a ingestão de alimentos cheios de açúcar, inclusive os doces, refrigerantes, sucos de embalagem; consuma carboidratos complexos, de preferência integrais, e tente manter uma dieta balanceada sem exagerar na quantidade, lembre-se que a gestação não é uma carta branca para comer mais, e sim para comer melhor.
  • É importante também não pular refeições, fazer as três principais e se quiser dois lanches leves ao meio da manhã e a meio da tarde, você pode consumir frutas frescas, iogurte ou qualquer outra opção saudável.
  • Dê as boas-vindas aos legumes, como o espinafre, brócoli, grãos, mas prepare tudo de forma saudável e sem molhos ou gorduras excessivas. É importante se alimentar com inteligência, e na dúvida peça ao seu médico uma lista de alimentos recomendados durante a gravidez.

Se na sua família existem casos de diabetes informe o seu médico da situação, assim ele estará atento a qualquer sinal de alarme.

Exercícios para fazer durante a gestação

É necessário se manter ativa durante a gravidez (exceto se tiver algum problema que o impeça), fazendo caminhadas e exercício moderado, desta forma conseguirá se manter cheia de vitalidade e força, além de prevenir a diabetes gestacional.

Uma ótima maneira de diminuir as incomodidades, problemas de circulação e prisão de ventre durante a gravidez é fazendo exercício moderado. Caminhadas de meia hora, ioga para mães e natação são atividades que lhe beneficiarão, mas consulte seu médico antes de realizá-las.

Se, antes de ficar grávida, você estava matriculada em uma academia, não tem porque renunciar a ela. Na verdade muitos estabelecimentos têm atividades especiais para grávidas. Você também poderia usar a esteira, nadar e realizar atividades de forma moderada.

A gestação não significa que você esteja doente, mas a medida que ela avançar você se sentirá mais cansada, por isso é importante reduzir o estresse e praticar atividades relaxantes. Durante estes meses, seu bebê deve absorver boas vibrações, por isso pegue leve.

Sugestão: Exercícios para grávidas em casa

Como se cuidar durante a gravidez - Exercícios para fazer durante a gestação

Como melhorar o trânsito intestinal na gravidez

A gravidez é um momento mágico na vida de toda mulher, mas algumas das mudanças que nosso corpo experimenta podem tornar-se grandes incômodos para algumas. São poucas as mulheres que sabem que durante esta etapa a constipação é bastante frequente, devido ao aumento da progesterona, que faz com que o alimento passe de forma mais lenta pelo tubo digestivo. Existem algumas coisas que você pode fazer para evitar este desconforto:

  • É importante realizar algumas mudanças básicas em sua alimentação e em sua rotina, pois à medida que a gravidez avança o problema da constipação pode piorar devido ao crescimento do feto e à forma em que os órgãos devem agrupar-se para dar-lhe espaço, por isso é importante agir;
  • É necessário aumentar o consumo de fibra em sua alimentação, os cereais integrais, o espinafre, o brócolis, os grãos e, especialmente, a aveia são grandes aliados para melhorar o trânsito intestinal. Além disso, você pode adicionar um pouco de farelo de trigo sem processar em um prato de cereal ou em uma sopa.
  • Hidratar-se é vital em qualquer caso de constipação, sem líquido o trânsito intestinal é dificultado. Algumas pessoas recomendam beber uma xícara de água quente antes de cada refeição para melhorar os processos digestivos; em qualquer caso os líquidos jamais devem faltar em sua alimentação.
  • A frutas também devem estar presentes em sua alimentação, um copo de suco de mamão ou ameixa, ou a peça de fruta completa, é de grande ajuda em casos de constipação e acredite ou não farão realmente a diferença.
  • Fazer exercício moderado durante a gravidez é fundamental para melhorar o trânsito intestinal e combater a constipação. As caminhadas, a natação e a ioga são as práticas mas comuns durante este período; além de seus benefícios sobre seu estômago, ajudarão você a manter-se ativa e mais saudável durante a gestação.
  • Escute seu corpo e nunca deixe passar a oportunidade de ir ao banheiro quando sentir a necessidade, pois poderia passar muito tempo até que tenha desejos novamente.
  • Caso já tenha tentado de tudo e continue apresentando o problema, fale com seu médico a respeito da possibilidade de tomar algum laxante suave, mas não se automedique sem supervisão.

Como tratar acne durante a gravidez

A acne adulta é o resultado de toda uma série de fatores, entre os quais encontramos os relacionados com os hormônios. É por isto que algumas mulheres ficam afetadas por este transtorno cutâneo durante a gravidez, já que durante este período ocorre uma grande quantidade de mudanças hormonais. Assim ocorre também com as manchas na pele que, apesar de terem muitos causantes, podem aumentar durante a gravidez. Se este é o seu caso, estas dicas podem ser úteis:

  • Caso você esteja grávida e veja sintomas da acne, deverá consultar o seu médico ou dermatologista. Um especialista poderá examiná-la e fazer um diagnóstico; isto será muito importante em todos os casos, mas especialmente no das grávidas;
  • As mudanças hormonais próprias da gravidez podem traduzir-se como uma estimulação das glândulas sebáceas que incrementará a produção de sebo, em excesso. Isto é o que coloquialmente conhecemos como a gordura da pele. É por isto que é muito importante saber como cuidar da pele oleosa e reduzir assim o aparecimento da acne.
  • Para combater a acne durante a gravidez será necessário limpar a pele com um sabão adequado (oil free), tanto pela manhã como pela noite.
  • Também, será necessário hidratar a pele e tratá-la com produtos que regulem o sebo e nos ajudem a manter a pele limpa e contra-atacar a acne durante a gravidez.
  • Também recomenda-se às grávidas que sofrem de acne que prescindam da maquiagem, na medida do possível. No caso de se maquiar, terá de fazer com produtos fluidos e especialmente indicados para peles oleosas.
  • A hidratação não só será necessária por fora, mas também deverá beber muita água para manter-se hidratada durante sua gravidez e combater a acne.
  • Finalmente, também será indispensável que não toque nos pontos negros, espinhas e outros sintomas da acne aparecidos durante a gravidez, já que poderiam infetar e piorar. Alem disso, no caso de mexer aparecerão depois manchas e cicatrizes.
Como se cuidar durante a gravidez - Como tratar acne durante a gravidez

Como cuidar do cabelo durante a gravidez

Durante a gravidez o corpo da mulher sofre muitas mudanças e o cabelo, devido às alterações hormonais, também sofre variações importantes durante os meses de gestação. No princípio, é normal que o cabelo se encontre mais frágil e caia em maior quantidade. Depois, muitas mulheres veem como o seu cabelo fica mais grosso e brilhante, mas o normal é que após o parto volte a enfraquecer e inclusive pode ocorrer a chamada alopecia pós-parto. Por tudo isso, é importante manter um cabelo saudável e forte a todo o momento. Preste atenção aos seguintes conselhos sobre como cuidar do cabelo durante a gravidez:

  • Seguir uma dieta equilibrada e rica em vitaminas e nutrientes através do consumo de verduras e frutas é uma medida excelente para cuidar bem do cabelo durante a gravidez. Além de ser muito benéfico para a saúde do bebê, os nutrientes destes alimentos, como o ferro ou o zinco, fortalecem o cabelo, nutrindo-o desde o interior, por isso durante a gravidez ele parecerá mais saudável, brilhante e bonito.
  • Em muitas mulheres durante a gravidez é comum o ressecamento excessivo do cabelo. Perante isso, é importante adquirir um xampu com ação reparadora, aplicar um bom condicionador e uma máscara nutritiva uma ou duas vezes por semana, deixando-a agir sobre o cabelo úmido de 5 a 10 minutos.
  • Uma das principais mudanças que o cabelo passa na gravidez é um aumento da secreção de gordura do couro cabeludo. É por isso que cada tipo de cabelo é afetado de forma diferente. Caso o seu cabelo seja normal ou oleoso, você deverá lavá-lo com maior frequência e é aconselhável fazê-lo com xampus suaves de pH neutro ou com sabonetes especiais para cabelos muito oleosos, assim conseguirá prolongar a sua limpeza.
  • Pelo contrário, o cabelo seco durante a gravidez torna-se mais úmido e com maior volume, por isso pode apresentar um melhor aspecto do que o que tinha anteriormente. Se você notar que está muito ressecado, não se esqueça de incluir a aplicação de uma máscara nutritiva no processo de lavagem habitual.
  • É recomendável realizar a lavagem do cabelo com água morna, evitando que esteja muito fria ou muito quente. É conveniente pentear com suavidade e evitar o uso excessivo de secadores ou escovas alisadoras. Assim o cabelo se manterá mais bem cuidado durante toda a gravidez e estará em boas condições no pós-parto, que é quando tende a cair de forma mais acentuada.
  • O uso de tinturas para o cabelo durante a gravidez pode ser complicado. Estes produtos não são aconselháveis já que contêm muitas substâncias químicas que não convém que entrem em contato com o corpo no período de gestação. É importante sobretudo não tingir o cabelo durante os três primeiros meses de gravidez e, caso queira fazer isso, é recomendável optar por tinturas completamente naturais.
  • Lembre-se também que antes de se submeter a qualquer tratamento capilar profissional, seja anti-queda, alisador, modelador, etc. você deve consultar o seu ginecologista previamente, já que pode ser contraindicado para sua gravidez.

Extra: As relações sexuais são completamente normais durante a gestação a não ser que seu médico indique o contrário, por isso fique sabendo quais são as melhores posições para seu estado e aproveite a vida de casal.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se cuidar durante a gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Durante a gravidez, mantenha uma rotina o mais saudável possível, assim você beneficiará a si mesma e ao seu bebê.
  • As revisões médicas regulares para saber se tudo vai bem são também fundamentais, nelas seu médico avaliará o estado do feto e seu estado de saúde geral e fará os ajustes correspondentes.

Escrever comentário sobre Como se cuidar durante a gravidez

O que lhe pareceu o artigo?

Como se cuidar durante a gravidez
1 de 3
Como se cuidar durante a gravidez

Voltar ao topo da página