Como se cuidar no primeiro trimestre de gravidez

Como se cuidar no primeiro trimestre de gravidez

A gravidez é uma etapa importantíssima na vida da mulher. Durante estes meses deve-se exagerar no cuidado pessoal, inclusive no primeiro trimestre de gestação. Para conhecer em detalhe quais são esses cuidados e garantir uma boa saúde tanto da mamãe como do bebê, em umComo.com.br explicamos a você como se cuidar no primeiro trimestre da gravidez. Com eles, você atravessará esta etapa de uma forma bem mais agradável e evitará problemas desnecessários.

Alimentação

No primeiro trimestre não se deveria alterar demais o hábito alimentar de uma mulher com boa saúde. No entanto, nestes meses recomenda-se comer cinco vezes ao dia utilizando uma base de alimentação de hidratos de carbono.

É importantíssimo que nestas primeiras semanas da gestação você consuma pelo menos meio litro de leite por dia e beba água em abundância para evitar problemas de constipação.

Do mesmo modo, se não se encontrar imunizada contra a toxoplasmose deve evitar comer embutidos e carnes cruas. Em paralelo, cuide-se lavando a fruta e a verdura que for ingerir.

Tabaco e álcool

O consumo de tabaco, ainda que não esteja proibido, é desaconselhado durante toda a gravidez, especialmente no princípio. Tenha em conta que diferentes pesquisas têm confirmado a associação entre fumo e baixo peso em crianças ao nascer.

Algo parecido ocorre com o consumo de álcool, que também não é recomendado. Isso se deve a que a quantidade de álcool que uma bebida ou uma determinada comida contiver pode atravessar a placenta e chegar ao feto.

Exercício físico

Os benefícios do exercício físico no primeiro trimestre da gravidez estão comprovados, apesar de que muitos mitos sustentam que a atividade nas primeiras semanas deve ser reduzida.

Por isso, é interessante praticar exercício pelo menos três vezes por semana durante meia hora. Se por um lado deixarão de te recomendar esportes com vibrações ou sobrecargas, aconselharão você a realizar passeios, andar de bicicleta e, especialmente, a natação.

Trabalho e viagens

Os três primeiros meses costumam ser desconfortáveis para muitas mulheres. No entanto, manter seu ritmo de trabalho e realizar viagens não é proibido já que, pelo contrário, ajudará você a recuperar-se de seus incômodos. Isto não será possível se sua gravidez for de risco ou de alto risco.

Dica: Acesse também esse artigo para saber quais são os remédios naturais para infecção urinária na gravidez.

Cuidado pessoal

Também é importante que nos primeiros meses da gravidez, você desenvolva um hábito de cuidado pessoal mais intenso do que quando não se encontrava grávida. Assim, devido ao aumento da sudorese, é recomendável aumentar a frequência de seus banhos ou duches.

Do mesmo modo, também se aconselha realizar uma correta higiene dental, por isso é bom escovar seus dentes várias vezes ao dia e visitar o dentista pelo menos uma vez neste período.

Por último, é interessante cuidar de sua depilação durante o primeiro trimestre da gravidez, especialmente se esta for feita à base de cera quente. Substitua-a, porque será mais do que provável que apareçam estrias em você.

Sugestão: Corrimento na gravidez é normal?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se cuidar no primeiro trimestre de gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.