Prevenir um ataque cardíaco

Como se exercitar após um infarto

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 10 fevereiro 2021
Como se exercitar após um infarto

Depois de superar um infarto, é o momento de incorporar importantes mudanças na rotina com a finalidade de viver de forma muito mais saudável, protegendo sempre o coração. Um dos hábitos mais recomendados pelos médicos é deixar de lado a vida sedentária e incorporar o exercício físico moderado à rotina diária. No entanto, muitos pacientes temem realizar atividades que impliquem um determinado esforço para seu coração, mas existem muitas alternativas ideais. No umComo.com.br explicamos como se exercitar após um infarto.

 

Também lhe pode interessar: Como se alimentar após sofrer um infarto

Passos a seguir:

1

Praticar exercício moderado com frequência é uma das recomendações principais para manter saudável o coração, especialmente quando se sofreu um infarto. A atividade física ajuda a fortalecer o coração, reduzir o colesterol e melhorar a circulação sanguínea, por isso é importante que, uma vez que nosso médico nos dê a aprovação, comecemos a praticar exercício regular de forma moderada.

A não ser que conte com um desgaste severo, todos os pacientes que superaram um infarto podem praticar exercício físico, no entanto é muito recomendável que antes de começar a praticar um esporte específico, você fale antes com seu médico.

2

No início deverá começar pouco a pouco, para ir aumentando a resistência à medida que ganha prática e força. Em média você deve realizar pelo menos meia hora de atividade física diária.

3

Após um ataque de coração, um excelente exercício para começar a atividade física é caminhar. Trata-se de uma atividade de baixo impacto que se torna muito benéfica para este órgão.

Para começar, pode caminhar sempre ao mesmo passo, depois vá alternando entre um ritmo acelerado com um passo mais tranquilo, até chegar o momento em que possa suportar quase o treinamento inteiro caminhando de forma apressada.

4

Caminhar é um treinamento ideal para quem sofreu de um infarto, mas também pode ser complementado com outros esportes, desde que seu médico dê a aprovação.

A natação é sem dúvida um dos melhores, já que não implica um grande esforço para as articulações, melhora de forma notável a circulação e é perfeito para manter nosso coração saudável.

5

Outra alternativa interessante, desde que não sofra dos joelhos é o tênis e o pádel, ambas excelentes opções cardiovasculares que são muito boas para praticar após um infarto. Pratique estes esportes algumas vezes na semana, sempre complementando com as caminhadas.

O golfe também contribui com benefícios devido ao seu baixo impacto, sobretudo se aproveitar sua prática para caminhar um pouco.

6

Se for a uma academia, pode usar várias das máquinas aptas para o exercício cardiovascular que se encontram normalmente nestes centros: a esteira, a elíptica, a bicicleta estática e a máquina de remo são excelentes alternativas para se exercitar após um infarto.

7

Quanto ao sexo, e uma vez que se trata de um exercício moderado, é completamente recomendável que volte a estabelecer uma rotina de intimidade.

E lembre-se de que não se trata só de praticar exercício moderado, mas também saber como comer depois de um ataque de coração, é igualmente importante e necessário para manter nossa saúde cardiovascular. Se tiver qualquer dúvida, consulte sempre seu médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se exercitar após um infarto, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como se exercitar após um infarto