Exame Ginecologista

Como se faz uma biópsia no colo do útero

Como se faz uma biópsia no colo do útero
Imagem: schaer.com

A biópsia no colo do útero é um exame diagnóstico utilizado para confirmar a existência de câncer após um exame de Papanicolau duvidoso ou anormal. Também se realiza em casos em que a mulher produza secreções anormais, ou pela exposição de dietilestilbestrol dentro do útero. Em umComo.com.br queremos oferecer conhecimentos sobre como se faz uma biópsia no colo do útero.

Também lhe pode interessar: Como tratar uma ferida no útero
Passos a seguir:
1

Para a realização da biópsia no colo do útero é necessário que a mulher cumpra alguns requisitos para que os resultados não saiam alterados. Assim, as condições que a mulher deve seguir são: ter decorrido uma semana desde a última menstruação para descartar a gravidez (contraindicado), limitação da ingestão de alimentos e líquidos durante as 12 horas prévias, proibidas as relações sexuais e os banhos de assento nas 48 horas anteriores ao exame, e no caso de uso de cremes antibióticos vaginais devem ser suspensos um mês antes da biópsia.

2

A biópsia do colo do útero é um método de diagnóstico realizado por um ginecologista e trata-se de um processo simples que se realiza sem anestesia, já que o colo do útero não é sensível a cortes e queimaduras.

É necessário que a mulher se coloque em posição de litotomia e com as pernas sobre os apoios; desta forma há um melhor acesso à vagina. O médico efetua uma exploração pélvica bimanual e introduz um espéculo pela vagina para visualização e para facilitar o acesso das pinças de biópsia. A realização da biópsia é direta com este processo de extração da amostra com as pinças. A amostra do tecido deverá ser enviada a laboratório para obter o resultado diagnóstico.

3

Depois do exame pode ser que a mulher sinta alguma anomalia; a mais comum é a hemorragia, que em sua forma leve se apresenta com um fluxo de cor marrom. Perante a existência de qualquer complicação, não hesite em consultar seu especialista.

4

É importante que depois da biópsia do colo do útero a mulher faça repouso durante 24 horas e que os sinais vitais sejam controlados. Após a alta hospitalar deve ser evitada a prática de exercícios físicos entre as 8 e 24 horas posteriores ao exame, abster-se de manter relações sexuais ou da introdução de qualquer objeto na vagina até aproximadamente 72 horas (processo de cicatrização).

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se faz uma biópsia no colo do útero, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
juliana aparecida da silva santos
eu gostaria de ter informacoes sobre dor e desconforto no utero oque devo fazer porque eu sinto dor dentro do meu utero e semple sinto como se estivesse algo dentro do utero que me incomoda e doi entao gostaria de ter informacoes sobre os sintomas
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá, Juliana, neste caso o ideal é consultar um médico para verificar o que pode estar acontecendo. A equipe do umCOMO deseja prontas melhoras!
Priscila
A gente pode ter relações antes do exame panicolau ? Mesmo usando camisinha?
irlane
O que pode acontecer se for feito a biopsia no colo uterino e a mulher nao saber que estar gravida?
Imagem: schaer.com
Como se faz uma biópsia no colo do útero