Como se faz uma biópsia no colo do útero

Como se faz uma biópsia no colo do útero
Imagem: schaer.com

A biópsia no colo do útero é um exame diagnóstico utilizado para confirmar a existência de câncer após um exame de Papanicolau duvidoso ou anormal. Também se realiza em casos em que a mulher produza secreções anormais, ou pela exposição de dietilestilbestrol dentro do útero. Em umComo.com.br queremos oferecer conhecimentos sobre como se faz uma biópsia no colo do útero.

Passos a seguir:
1

Para a realização da biópsia no colo do útero é necessário que a mulher cumpra alguns requisitos para que os resultados não saiam alterados. Assim, as condições que a mulher deve seguir são: ter decorrido uma semana desde a última menstruação para descartar a gravidez (contraindicado), limitação da ingestão de alimentos e líquidos durante as 12 horas prévias, proibidas as relações sexuais e os banhos de assento nas 48 horas anteriores ao exame, e no caso de uso de cremes antibióticos vaginais devem ser suspensos um mês antes da biópsia.

2

A biópsia do colo do útero é um método de diagnóstico realizado por um ginecologista e trata-se de um processo simples que se realiza sem anestesia, já que o colo do útero não é sensível a cortes e queimaduras.

É necessário que a mulher se coloque em posição de litotomia e com as pernas sobre os apoios; desta forma há um melhor acesso à vagina. O médico efetua uma exploração pélvica bimanual e introduz um espéculo pela vagina para visualização e para facilitar o acesso das pinças de biópsia. A realização da biópsia é direta com este processo de extração da amostra com as pinças. A amostra do tecido deverá ser enviada a laboratório para obter o resultado diagnóstico.

3

Depois do exame pode ser que a mulher sinta alguma anomalia; a mais comum é a hemorragia, que em sua forma leve se apresenta com um fluxo de cor marrom. Perante a existência de qualquer complicação, não hesite em consultar seu especialista.

4

É importante que depois da biópsia do colo do útero a mulher faça repouso durante 24 horas e que os sinais vitais sejam controlados. Após a alta hospitalar deve ser evitada a prática de exercícios físicos entre as 8 e 24 horas posteriores ao exame, abster-se de manter relações sexuais ou da introdução de qualquer objeto na vagina até aproximadamente 72 horas (processo de cicatrização).

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se faz uma biópsia no colo do útero, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.