Partilhar

Como se hidratar durante o exercício

Como se hidratar durante o exercício

Praticar exercício físico é excelente para a sua saúde, mas é importante ter alguns cuidados durante esta prática nomeadamente no que diz respeito à hidratação. Não bastam apenas uns tênis para fazer exercício, é preciso ter alguns cuidados para fazer uma atividade segura para que ao invés de beneficiar, acabe prejudicando a sua saúde. Hidratar o seu corpo é importante não apenas durante a prática de exercício físico, mas também antes e depois. Este é um cuidado que não deve ter apenas nos dias quentes de verão, mas durante o ano inteiro. Para esclarecer as suas dúvidas, continue lendo este artigo de umComo e saiba como se hidratar durante o exercício.

Também lhe pode interessar: Como se refrescar no verão
Passos a seguir:
1

Vamos começar pelo início, antes de fazer exercício físico. Antes de praticar qualquer atividade física, é aconselhável fazer uma pré-hidratação pelo menos 24 horas antes. Certifique-se que durante este período ingere as quantidades de líquido recomendáveis, pelo menos 2 litros de água. Para além disso, também é recomendável que nas 2-3 horas antes de começar a fazer exercício tome entre 400 ml a 600 ml de líquidos. A ingestão de líquido pode ser acompanhada de alguma peça de fruta que contenha muito líquido, como as laranjas ou outras mais típicas do verão como melão ou melancia. O objetivo da pré-hidratação é fazer com que o nosso corpo tenha as reservas necessárias para o esforço que vai ser feito.

2

É importante referir que, os 2 litros de água diários devem ser tomados não apenas nos dias que antecedem o exercício físico, mas sim todos os dias, pois esta é a quantidade de água recomendável para garantir a sua saúde.

3

Quando você faz exercício por exemplo durante uma hora seguida, o seu corpo perde mais água (através do suor) do que aquela que é capaz de produzir. Por isso, é tão importante hidratar o seu corpo antes, durante e após uma atividade física, para repor a água no organismo e evitar a desidratação.

4

A recomendação para repor líquidos durante o exercício líquido é que a cada 20 minutos ingira líquidos. Em relação à quantidade, isso é algo que vai depender da intensidade do treino e da necessidade da pessoa, mas o ideal é dar pequenos goles em espaços curtos de tempo para evitar encher o estômago de líquido.

Como se hidratar durante o exercício - Passo 4
Imagem: blog.nutriela.com.br
5

A água pode não ser o líquido ideal para repor os líquidos no nosso organismo de forma mais rápida e completa. Nesta hora as bebidas energéticas e isotônicas são ideais para hidratar o organismo em poucos minutos por conterem sais minerais e carboidratos. É importante que durante o exercício não tome refrigerantes, bebidas com cafeína ou álcool. Durante o treino, uma dica é beber pequenos goles de líquidos frescos, pois isso ajuda a que a absorção da água seja mais rápida.

6

Após a atividade física, deve repor os líquidos dependendo da intensidade do treino. Uma dica pode ser ingerir alguma bebida isotônica após o exercício e também fazer uma refeição rica em carboidratos.

7

Se gosta de correr, então temos algumas dicas que podem ser úteis para si:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se hidratar durante o exercício, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como se hidratar durante o exercício

Como se hidratar durante o exercício
Imagem: blog.nutriela.com.br
1 de 2
Como se hidratar durante o exercício

Voltar ao topo da página