Como se livrar da Tênia ou solitária em humanos

Como se livrar da Tênia ou solitária em humanos

Embora seja relativamente pouco comum, os seres humanos e especialmente as crianças e jovens podem contrair tênias ou solitárias. Existe uma ideia errada de que as tênias são contraídas pelas fezes de animais infetados, principalmente cães e gatos. É importante compreender as verdadeiras causas dos sintomas e tratamentos da infestação por tênia.

Vai precisar de:
  • Amostra de fezes da pessoa potencialmente infetada
Passos a seguir:
1

Verifique as fezes dos seus animais domésticos procurando os ovos de tênia, caso tenha um cachorro ou gato que teve ou tem pulgas. A tênia, que é composta por segmentos, prende-se ao intestino do seu animal de estimação e alimenta-se. Cada segmento pode ter um máximo de trinta ovos.

2

Leve o seu filho ao médico se este desenvolve diarreia constantemente, cólicas, dor abdominal, e por vezes retal ou coceira anal. Também precisa de recolher uma amostra das fezes, especialmente se observa uma espécie de semente de pepino pequeno em forma de ovos na fralda do seu bebê ou criança.

3

Escolha entre uma variedade de tratamentos se os membros mais velhos da família se infetaram com tênias. Um tratamento que o seu médico pode sugerir e que se utiliza desde os anos 60 é a niclosamida (Niclocide). Este medicamento é mal absorvido no trato digestivo e mata rapidamente as tênias existentes. Os efeitos adversos comunicados com a niclosamida são pouco frequentes e geralmente leves.

4

Os comprimidos de Niclocide devem ser bem mastigados e engolidos com água. Para as crianças pequenas, os comprimidos podem ser triturados e misturados com água. Os pacientes podem comer duas horas depois do tratamento. A dose recomendada é de 2 gramas para adultos e cerca de metade para as crianças. Se for diagnosticada uma tênia a um membro da sua família, o médico também lhe pode sugerir que tome praziquantel (Biltricide).

5

Siga o tratamento de auto controlo e / ou com o seu pediatra ou médico de família controle as amostras de fezes um mês e três meses depois de ter completado o tratamento. O tratamento pode ser considerado um êxito se os ovos não estiverem presentes em várias amostras de fezes. Pode ser um sintoma de tênia ou solitária.

6

O seu bebê ou criança pequena também se pode infetar com uma solitária através da ingestão de pulgas. Em algumas ocasiões, os bebês humanos e as crianças podem ser infetadas pela tênia de cão ou gato pela ingestão de larvas de pulgas que as contêm.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se livrar da Tênia ou solitária em humanos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • É algo comum em lugares de cuidados de infância haver focos de tênias. As pulgas podem ser encontradas quer seja em animais ou nas caixas de areia de infantários.
  • Dê banho ou trate o seu animal de estimação contra as pulgas.
  • Produtos de carne de porco mal cozinhados podem conter o parasita.
  • Devemos assinalar que os medicamentos não matam os ovos da tênia quando matam os vermes adultos, por isso ainda existe a possibilidade de infeção com ovos presentes em segmentos mortos. Uma adequada higiene pessoal em indivíduos que recebem tratamento reduzirá em grande parte esta hipótese.
  • Se as tênias não estão completamente mortas, incluindo a cabeça, que se une ao intestino, voltarão a crescer.