Como se livrar de dores musculares da panturrilha

Como se livrar de dores musculares da panturrilha

A panturrilha é um músculo localizado na parte de trás da perna inferior. Este é formado por dois músculos, o gastrocnêmio e o sóleo. Este músculo tem uma função importantíssima que é bombear o sangue de volta ao coração. Cerca de 70% do sangue situa-se nos membros inferior na posição de repouso. As dores nos músculos da panturrilha poderão acontecer num curto período de tempo e são curáveis. São várias as causas das dores musculares da panturrilha, algumas dessas causas poderão estar relacionadas com lesões esportivas, à falta de minerais, devido ao frio, má circulação sanguínea ou à fadiga. O tratamento das dores musculares da panturrilha depende da gravidade da lesão muscular. De seguida, mostramos-lhes alguns tratamentos que poderá fazer para se livrar das dores musculares da panturrilha.

Vai precisar de:
  • Gelo
  • Compressas frias ou quentes
  • Pano ou toalha
  • Banda elástica de compressão
Passos a seguir:
1

descanso às suas pernas, sem executar tarefas que exijam pressão sobre esta zona. Deverá fazê-lo continuadamente até que a dor e a sensibilidade do músculo desapareça. Não force a zona de maneira alguma, pois poderá piorar a dor.

2

Poderá aplicar uma compressa fria ou gelo sobre a área afetada, cerca de 3 ou 4 vezes ao dia, durante cerca de 15 minutos. Coloque o gelo ou a compressa fria sobre um pano ou toalha e aplique sobre a pele, durante pelo menos 20 minutos.

Imagem: williamsportmassagem.blogspot.com
3

Se tiver um inchaço na zona, poderá colocar uma banda elástica de compressão à volta da perna, para diminuir o inchaço nessa área.

4

Para diminuir o inchaço, poderá também colocar as pernas numa posição elevada, sempre acima do nível do coração.

Imagem: pt.wikinoticia.com
5

Se o inchaço ou a dor persistirem, poderá recorrer a medicação, como paracetamol ou aspirina. No entanto, se depois de tomar a medicação a dor ou inchaço persistirem, será sempre melhor consultar um médico especialista.

6

Se pretender fazer exercício físico, poderá usar compressas de calor para aliviar rapidamente a dor nas panturrilhas.

7

Só poderá fazer exercícios de alongamento, quando a dor ou inchaço diminuírem. Quando o fizer, faça leves exercícios de alongamento, para não forçar demasiado.

8

Para diminuir o inchaço ou as dores musculares, também pode mergulhar os músculos afetados em água quente com sais de Epsom. Estes sais tiram os resíduos e as toxinas dos músculos, aliviando o inchaço e as dores.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se livrar de dores musculares da panturrilha, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Para evitar as dores musculares na panturrilha, deverá fazer regularmente exercício físico nessa zona. Isto fará com que fique mais forte e preparado para qualquer esforço súbito.
  • Se o inchaço e as dores persistirem, deverá consultar um médico especialista, para um tratamento apropriado para a sua lesão.