Como se livrar de um esporão de calcanhar

Como se livrar de um esporão de calcanhar
Imagem: running.competitor.com

O esporão de calcanhar, conhecido também como esporão do calcâneo, é uma condição óssea que se caracteriza por uma calcificação na fáscia e no tendão muscular. Isto significa que, ocorre um crescimento anormal de uma parte do osso do calcanhar, que causa uma dor intensa na sola do pé. Entre as causas mais comuns desta condição estão o uso de calçado inadequado e a prática de exercícios de alto impacto. Mulheres com idades entre os 40 e 50 anos são as mais afetadas por esta condição. Se você também sofre de esporão do calcâneo, em umComo vamos explicar como se livrar de um esporão de calcanhar.

Passos a seguir:
1

A dor na zona plantar do calcanhar é o principal sintoma do esporão do calcâneo, que é pior logo nos primeiros passos como ao sair da cama ou ao se levantar após um período de tempo sentado. É importante referir que nem todo o esporão causa dor, pelo que pode ter esta condição sem saber.

2

Perante um diagnóstico de esporão de calcanhar, o seu médico irá indicar-lhe o tratamento a seguir, que visa diminuir a dor do mesmo. O seu médico poderá indicar-lhe medicamentos como anestésicos e corticoides, que deverá tomar segundo as suas orientações. E como complemento dos medicamentos, o seu médico também lhe poderá sugerir sessões de fisioterapia.

3

Aliado ao tratamento que o seu médico lhe indicar, poderá fazer também alguns tratamentos que lhe vamos indicar para se livrar do esporão de calcanhar. Uma das formas de tratar o seu esporão de calcâneo é aplicando sacos de gelo sobre o calcanhar durante 10-15 minutos, duas vezes por dia. Vai ver como o gelo aliviará as dores produzidas pelo esporão.

4

Outro tratamento natural que pode fazer para se livrar do esporão de calcanhar é um emplastro de aroeira. Para o fazer, coloque algumas folhas de aroeira em água fervente para amolecerem. De seguida, rale um pouco de raiz de gengibre (uma colher de chá é suficiente) e misture com as folhas de aroeira já moles e um pouco de álcool gel. Aplique essa mistura sobre uma gaze e aplique sobre o calcanhar. Amarre a gaze ao pé e deixe ficar por toda a noite.

Imagem: garotadpi.com.br
5

Fazer um cataplasma de espinafre também é um ótimo remédio caseiro para o esporão de calcanhar. Para fazer este cataplasma, macere algumas folhas de espinafre e coloque sobre o calcanhar. Prenda com uma faixa ou gaze e deixe atuar por cerca de 20 minutos. No final desse tempo, lave com água morna.

6

Para que o tratamento do esporão de calcanhar seja mais rápido, deverá utilizar palmilhas ortopédicas ou calcanheiras de silicone. Este tipo de palmilhas são específicas para o esporão de calcâneo e ajudam a distribuir a pressão plantar e a proporcionar um maior conforto.

Imagem: jamirlima.blogspot.pt
7

Existem alguns exercícios que também podem ajudar você a se livrar do esporão de calcanhar. Estes exercícios visam alongar e fortalecer a fáscia plantar e pode ver quais os melhores exercícios para tratar um esporão calcâneo, entrando no nosso artigo.

8

Se sofre de esporão de calcanhar é importante que use calçados confortáveis e com amortecimento. Caso pratique alguma atividade física, deverá usar calçado adequado a esse exercício físico. Para além disso, deverá evitar ficar de pé durante um longo período de tempo e não fazer exercícios sem uma adequada preparação da musculatura do seu pé. Controlar o peso corporal também é importante para não exercer demasiada pressão sobre o calcanhar do pé afetado.

Veja mais em: Como curar um esporão com remédios caseiros

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se livrar de um esporão de calcanhar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Em alguns casos graves pode ser necessária uma cirurgia para a remoção do esporão de calcanhar, mas esta é a última alternativa e raramente os médicos recorrem a ela.