Os tiques nervosos

Como se livrar de um tique nervoso

Como se livrar de um tique nervoso

O tique nervoso é um movimento involuntário, repetitivo e de curta duração. Pode aparecer em qualquer parte do corpo e é comum surgir em crianças de seis a dez anos de idade. Os tiques costumam aparecer em várias ocasiões durante o dia e tendem a desaparecer quando a criança entra na etapa da adolescência. É um dos transtornos mais comuns durante a infância e costuma ocorrer mais em meninos do que em meninas. Se seu filho tem um tique nervoso, aqui lhe damos algumas dicas para que você possa ajudá-lo a se livrar dele.

Também lhe pode interessar: Como se prevenir de um aneurisma
Passos a seguir:
1

Faça uma consulta com um pediatra. É importante confirmar que se trata de um tique nervoso e não de um sintoma associado a outra patologia. Também é importante perguntar ao médico se o tique está aumentando, se interfere na vida da criança ou se dura mais de um ano.

2

Criar um clima de tranquilidade. Os tiques nervosos são uma manifestação de ansiedade, por isso é conveniente tentar evitar qualquer situação de tensão e ansiedade que repercuta na criança.

3

Não tente corrigi-la constantemente. Lembre-se que é um movimento involuntário; corrigir a criança constantemente aumentará o nervosismo dela e favorecerá a persistência do tique.

4

Estimular a prática de esportes. É importante que a criança faça esportes para liberar as tensões. Deste modo, o corpo dela estará mais relaxado e aos poucos isto irá favorecendo o desaparecimento do tique.

5

Incentive as atividades recreativas. Procure que ela realize atividades que lhe proporcionem prazer e alegria. Deste modo ela poderá relaxar.

6

Estabilidade. Manter uma rotina e estimular a autoestima da criança é fundamental para o desaparecimento do tique nervoso.

7

Não preste atenção ao tique. Está comprovado que quando os pais deixam de prestar atenção ao tique nervoso, favorecem seu paulatino desaparecimento. Do contrário, o tique aumenta.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se livrar de um tique nervoso, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Sosilva
Qual médico devo procurar para diagnosticar tique nervoso? Psiquiatra ou neurologista?
Como se livrar de um tique nervoso