Como se livrar rapidamente da sarna

Como se livrar rapidamente da sarna

A sarna é uma condição de pele causada por um ácaro resistente (Sarcoptes scabeí) que põe ovos e se reproduz rapidamente, fazendo com que a pessoa afetada sofra continuamente. Como curiosidade, podemos dizer também que o termo sarna deriva da palavra latina "scabere", que significa, se coçar. Neste artigo de umComo vamos lhe explicar como se livrar rapidamente da sarna.

Passos a seguir:
1

Entre os sintomas da sarna, podemos destacar a coceira intensa como o maior sinal de que estes ácaros entraram no nosso organismo. Além disso, aparecerão na pele uma espécie de marcas de tom cinza que acabam em um ponto maior, isso é devido aos túneis que os ácaros desenvolveram para atravessar a camada superficial da pele. Também é bastante provável que se desenvolvam outros tipos de lesões e alterações cutâneas, como consequência da reação alérgica que a sarna causará no nosso organismo e feridas causadas por se coçar.

2

Consulte de imediato o seu médico caso tenha sinais de dor, picada e uma erupção em alguma parte da sua pele.Por vezes, a sarna pode ser sentida a se arrastar debaixo da pele, fazendo um túnel através da sua carne e criando caminhos de passagem. As zonas quentes e úmidas do corpo são as zonas mais atrativas destes ácaros, mas pode invadir toda a superfície do seu corpo.

3

Tente não se coçar. Se o fizer, as feridas podem infetar. O seu médico poderá lhe receitar antibióticos e cremes para parar o ardor e a infeção. Isto é especialmente útil quando você está a dormir, já que estes ácaros aumentam a sua atividade durante a noite.

4

Evite o contato com outras pessoas, uma vez que estes ácaros são contagiosos e podem-se transferir de uma pessoa para a superfície da pele de outra. Pode até se propagar, se estiver em contato com a roupa de alguém ou pela roupa de cama, pelo que as pessoas ao seu redor poderiam contrair também a sarna.

5

O mais provável será que o seu médico lhe receite medicamentos anti-histamínicos para aliviar a dor e incômodos que os ácaros da sarna causarão. No caso deste tratamento não ser suficiente, é possível que passem a receitar-lhe corticoides para acalmar a coceira. Deste modo, deverá seguir as recomendações do médico quanto à posologia do fármaco e a hora e forma de os tomar.

6

Lave toda a sua roupa de cama, almofadas, roupa e todos os outros tecidos e peluches que tenha em água quente com detergente. Seque a roupa a quente numa máquina de secar roupa durante uma hora. Desta maneira, evitará que a sarna se propague. Aspire toda a sua casa, incluindo os móveis. Mate a sarna colocando todos os artigos numa bolsa de plástico e selando-a. Deixe os elementos dentro das bolsas durante duas semanas. Os ovos eclodem em cerca de 10 dias, mas morrem em 24 horas se estiverem distantes da pele humana. Os animais de estimação não são contagiados com a sarna humana.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se livrar rapidamente da sarna, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.