Como se manifesta a colecistite aguda

Como se manifesta a colecistite aguda
Imagem: cirurgiaobesidade.com.br

A colecistite aguda é uma das doenças abdominais mais frequentes e caracteriza-se pela inflamação aguda da vesícula biliar. Ocorre como complicação da litíase biliar. Ainda que seu diagnóstico seja realizado por imagens, seus sintomas são característicos da patologia biliar.

Passos a seguir:
1

Em geral aparece em mulheres, entre os 40 e 50 anos, obesas e multíparas.

2

A primeira manifestação clínica é o episódio doloroso, intenso, agudo, que se localiza por baixo das costelas, especialmente do lado direito (hipocôndrio direito). Pode se apresentar a nível do estômago (epigastro).

3

A dor tem frequentemente irradiações altas, para o ombro direito, escápula, sendo excepcionais as irradiações baixas.

4

A dor inicialmente cólica pode tornar-se permanente com o passar do tempo. Quando o quadro doloroso é de poucas horas, fala-se em cólica hepática.

5

O quadro doloroso sucede, geralmente, depois de uma ingestão copiosa de alimentos gordurosos.

6

Vem acompanhado de náuseas e vômitos. Estes são inicialmente de alimentos e depois biliosos. Os vômitos não acalmam a dor.

7

É normal que o trânsito intestinal se detenha e não tenha deposições; a expulsão de gases persiste ainda que seja escassa.

8

A dor continua com agitação e desassossego.

9

Os calafrios e a febre não são nunca iniciais, instalam-se a partir das 24 - 48 horas.

10

Pode existir histórico de episódios similares que cederam com tratamento médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se manifesta a colecistite aguda, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Perante a presença destes sintomas, deve procurar um médico.