menu
Partilhar

Como se manifesta a dengue

Como se manifesta a dengue
Imagem: espaciosaludable.com

A dengue é um vírus que se transmite pela picada infectada do mosquito Aedes Aegypti, conhecido popularmente como "patas brancas". Quando somos picados, a doença pode se manifestar entre três dias e duas semanas, com fortes sintomas que às vezes são confundidos com um resfriado comum. Por isso, em umComo.com.br explicamos com detalhe quais são os sintomas da dengue para que você descubra quando deve ir ao médico.

Também lhe pode interessar: Como diferenciar a gripe da dengue
Passos a seguir:
1

A dengue é um vírus que afeta diretamente a contagem de plaquetas, fazendo com que baixem de forma grave. As plaquetas cumprem uma importante função em nosso corpo, a de intervir no processo de coagulação do sangue. Uma contagem normal vai de 150.000 a 450.000, quando as mesmas baixam drasticamente a menos de 10.000, corre-se o risco de sofrer uma hemorragia interna, o que se conhece como dengue hemorrágica.

2

A dengue é uma doença que não tem cura, o vírus simplesmente desaparece do corpo entre uma semana e 15 dias após o aparecimento dos primeiros sintomas. O tratamento médico recebido baseia-se principalmente na medicação para reduzir as dores geradas pela doença, e o controle para vigiar a redução das plaquetas.

3

Um dos primeiros sintomas da dengue é a sensação de debilidade generalizada junto com uma forte dor de cabeça e de olhos. A febre intensa durante vários dias é também um sinal da presença deste vírus.

4

Outro sintoma da dengue é uma dor intensa em todo o corpo ao nível muscular e articular. Este sinal é bastante claro e permite que a dengue se diferencie, por exemplo, de uma gripe comum.

5

Três ou quatro dias após o aparecimento dos primeiros sintomas, muitos pacientes com dengue manifestam uma erupção nas pernas, braços ou costas, produto da redução de plaquetas. A fadiga intensa e a falta de apetite são também sinais desta doença.

6

Os sintomas da dengue duram vários dias, causando tal mal-estar e debilidade no paciente que é difícil realizar as atividades quotidianas. Uma vez diagnosticada a doença, é muito importante manter repouso, aumentar a hidratação e seguir as indicações do médico. Uma simples análise de sangue para avaliar a contagem de plaquetas bastará para comprovar a presença deste vírus.

7

Em umComo damos algumas informações para que você descubra como subir as plaquetas e recuperar suas forças. Para além disso, também pode consultar a lista de alimentos que o ajudarão a melhorar e a se recuperar da dengue.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se manifesta a dengue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

1 comentário
Ana da veiga
Posso ter contraido denge e com um esforco sobrenatural continuar minhas atividades ?? Parece que não tive febre, tenho me sentindo muito cansada as vezes arrepios de frio e as vezes um calorão rapido, falta de apetite dores no corpo embora continuo a trabalhar. Tenho 68 anos....Estou co ligeira diminuiçao de plaquetas

Como se manifesta a dengue
Imagem: espaciosaludable.com
Como se manifesta a dengue

Voltar ao topo da página