Como se manifesta a dermatite atópica

Como se manifesta a dermatite atópica

A dermatite atópica, conhecida também como eczema atópico, é uma doença crônica de pele que se carateriza pelo aparecimento de erupções escamosas e que embora afete principalmente bebês e crianças, também pode ocorrer em adultos. Desconhecem-se as causas exatas desta condição mas tem se demonstrado que há certos fatores como os genéticos, viver em climas frios ou sofrer de asma ou de alergias sazonais que fazem com que algumas pessoas tenham um maior risco de sofrer dela que outras. Para que saiba identificar os sinais desta doença na sua pele, neste artigo de umComo explicamos-lhe como se manifesta a dermatite atópica.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é bom saber que a pele atópica se caracteriza por uma carência de componentes hidratantes na pele como é o caso dos aminoácidos, além disso a formação de lípidos não se realiza de forma adequada. Isto faz com que a barreira protetora da pele seja mais fraca e, portanto, as camadas internas se danifiquem com mais facilidade e tenha uma maior tendência a sofrer de determinadas infeções.

2

Entre os principais sintomas da dermatite atópica, encontramos o aparecimento de erupções cutâneas ou bolhas que têm líquido com arranhões e que, acabam formando crostas. Perante esta situação, é fundamental evitar arranhar o eczema, pois caso contrário poderia ter zonas da pele em carne viva e lesões cutâneas de maior gravidade. Deve se ter especial cuidado nos casos de bebês e crianças pequenas, uma vez que não entendem que não podem arranhar e as feridas podem chegar inclusive a infetar, pelo que será recomendável que consulte o seu pediatra para que lhe comunique de que forma pode aliviar a coceira no seu filho.

3

Para além destas lesões na pele, a dermatite atópica é uma condição que causa secura extrema na pele, prurido, coceira intensa, inflamação e vermelhidão. Tanto a inflamação como a vermelhidão aparecem ao redor da bolha e, como consequência, ocorre uma mudança na cor normal da pele. Também é normal que haja zonas em que a pele é muito mais espessa que o resto do corpo e que tenha uma aparência mais rígida, que é o que se denomina de liquenificação. Isto é muito frequente sobretudo depois de se arranhar ou de uma irritação prolongada.

4

A dermatite atópica pode se manifestar de forma diferente em cada paciente, e é possível que as erupções apareçam de forma contínua ou como episódios intermitentes. Além disso, as partes do corpo afetadas variam em função da idade:

  • No caso de bebês e crianças com menos de 2 anos, a dermatite costuma se manifestar na pele do rosto, nas mãos, nos pés e no couro cabeludo.
  • Em crianças mais pequenas e pessoas adultas, costumam ficar afetadas as zonas do corpo como a parte interna dos cotovelos e joelhos, o pescoço, as mãos e os pés. Agora, se se tratar de um surto grave, as erupções cutâneas podem ocorrer em qualquer parte do corpo.
5

Apesar de não existir uma cura para a dermatite atópica, é imprescindível consultar o médico ou dermatologista para uma revisão e estudar o seu caso em particular. É possível que se sofre de surtos graves, o médico lhe receite algum tipo de medicamento tópico para o aplicar sobre o eczema e acelerar a sua cicatrização, um anti-histamínico para combater a coceira e comprimidos ou pomadas com antibiótico no caso de existir infeção na pele.

6

Não se deve prestar atenção apenas ao tratamento médico, uma vez que o cuidado diário da pele que se realize em casa é a chave para combater a dermatite atópica e prevenir os seus surtos. Deste modo, é aconselhável que:

  • Evite coçar e tocar continuamente as erupções ou bolhas.
  • Use cremes emolientes ao longo do dia para manter a sua pele hidratada e favorecer a sua regeneração.
  • Seque a pele com suavidade depois do banho e aplique um creme hidratante por todo o corpo.
  • Escolha produtos cosméticos que contenham álcool, fragrâncias e componentes químicos.
  • Evite o uso de tecidos irritantes e prefira os 100% naturais
7

É fundamental, além disso, cuidar da pele desde o interior e no caso da dermatite atópica recomenda-se seguir uma dieta em que prevaleçam aqueles nutrientes e vitaminas essenciais para preparar e regenerar os tecidos danificados da pele.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se manifesta a dermatite atópica, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.