Como se manifesta a hepatite A

Como se manifesta a hepatite A
Imagem: blogdapharmacia.blogspot.pt

A hepatite viral aguda é uma doença infecciosa do fígado causada por diferentes vírus e caracterizada por necrose hepatocelular e inflamação. A expressão clínica é muito variada, sem diferenças específicas que possam ser atribuídas ao tipo de vírus causal. O curso clínico consta de quatro períodos: incubação, pródromos, estado e convalescença; que desenvolvemos a seguir.

Passos a seguir:
1

O período de incubação é o intervalo entre a exposição ao vírus e o aparecimento dos primeiros sintomas.

2

Varia segundo o agente etiológico e provavelmente segundo a quantidade de virions do inóculo, sendo mais curto quanto maior for esta quantidade.

3

O período prodrômico compreende o tempo em que a pessoa apresenta sintomas antes do aparecimento de icterícia (coloração amarela da pele).

4

Normalmente sua duração é de 3 a 5 dias, mas pode durar várias semanas ou inclusive não estar presente.

5

Geralmente a pessoa sente-se cansada, sem apetite, com intolerância à gordura e perda de sua capacidade olfativa, que nos fumadores condiciona sua vontade de fumar.

6

Às vezes existem náuseas e vômitos. Muitos pacientes referem dor abdominal, do lado direito, sob as costelas, junto com distensão abdominal, e outros apresentam diarreia. Algumas vezes pode haver dor de cabeça.

7

Na hepatite A com frequência aparece febre, que pode atingir os 39ºC, sem ser acompanhada de calafrios, de 1 ou 2 dias de duração.

8

Rara vez se suspeita de hepatite até que a pessoa observa uma mudança na cor da urina, de cor escura, como a bebida Coca-Cola. Também se pode notar falta de cor nas fezes.

9

Quando aparece a icterícia na pessoa, ela paradoxalmente costuma se sentir melhor, já que desaparecem a maioria dos sintomas presentes no período prodrômico, no entanto, persiste o cansaço e o sintoma laxante. A intensidade da icterícia é variável e pode oscilar desde uma leve coloração amarela das escleróticas até uma intensa cor verde da pele e mucosas.

10

A duração da icterícia varia entre 2 e 6 semanas. Durante este tempo costuma-se perder peso. Com a diminuição da icterícia comprova-se uma recuperação da sensação de bem-estar e de apetite, assim como uma normalização da cor da urina e das fezes.

11

O período de convalescença começa com o desaparecimento da icterícia. Com frequência a pessoa ainda se encontra com cansaço e fadiga após escassa atividade física, e não é raro que manifeste dores na região subcostal direita.

12

Para além das recomendações do seu médico para tratar a hepatite, existem alguns tratamentos caseiros que pode fazer para complementar o tratamento.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se manifesta a hepatite A, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Perante a presença destes sintomas consulte um médico.