Partilhar

Como se manifesta a hepatite alcoólica

Como se manifesta a hepatite alcoólica
Imagem: progresso.com.br

O termo hepatite alcoólica define algumas alterações morfológicas que se associam a manifestações clínicas muito variáveis. O espectro clínico é muito amplo e compreende desde formas assintomáticas até formas fulminantes com insuficiência hepatocelular. A seguir serão descritas algumas manifestações clínicas da hepatite alcoólica.

Também lhe pode interessar: Como se trata a hepatite alcoólica
Passos a seguir:
1

De modo geral trata-se de alcoólicos crônicos que no curso de um período de intensificação de sua ingestão alcoólica apresentam cansaço, anorexia, náuseas e vômitos.

2

Após alguns dias aparece dor abdominal de predomínio no hipocôndrio direito e epigástrio, icterícia e febre.

3

A palpação do abdômen permite comprovar uma hepatomegalia dolorosa.

4

O resto da exploração mostra, com frequência, outros estigmas de alcoolismo, como hipertrofia de parótida, neurite periférica, deficiência da linguagem e, inclusive, estigmas de hábito cirrótico.

5

Algumas vezes predominam as manifestações próprias de uma hepatopatia crônica, em particular as derivadas da hipertensão portal, como ascite ou hemorragia digestiva por varizes esofágicas.

6

Os exames biológicos revelam sinais discretos de insuficiência hepatocelular, com transaminases ligeiramente elevadas, que raramente ultrapassam 300 U/mL.

7

Quase sempre a ASAT é superior à ALAT, com quociente ASAT/ALAT habitualmente superior a 2.

8

A GGT costuma estar muito elevada. Assim, é comum a presença de sinais de colestase, com hiperbilirrubinemia conjugada e elevação da fosfatase alcalina.

9

A anemia macrocítica é secundária ao alcoolismo e às carências nutritivas.

10

Na hepatite alcoólica observam-se com frequência trombocitopenia e leucocitose com desvio à esquerda.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se manifesta a hepatite alcoólica, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Existem múltiplas formas de apresentação que podem ser confundidas com outros tipos de condições.
  • Se você apresenta alguma destas manifestações clínicas, consulte um médico.

Escrever comentário sobre Como se manifesta a hepatite alcoólica

Como se manifesta a hepatite alcoólica
Imagem: progresso.com.br
Como se manifesta a hepatite alcoólica

Voltar ao topo da página