Como se manifesta a hepatite alcoólica


O termo hepatite alcoólica define algumas alterações morfológicas que se associam a manifestações clínicas muito variáveis. O espectro clínico é muito amplo e compreende desde formas assintomáticas até formas fulminantes com insuficiência hepatocelular. A seguir serão descritas algumas manifestações clínicas da hepatite alcoólica.
De modo geral trata-se de alcoólicos crônicos que no curso de um período de intensificação de sua ingestão alcoólica apresentam cansaço, anorexia, náuseas e vômitos.
Após alguns dias aparece dor abdominal de predomínio no hipocôndrio direito e epigástrio, icterícia e febre.
A palpação do abdômen permite comprovar uma hepatomegalia dolorosa.
O resto da exploração mostra, com frequência, outros estigmas de alcoolismo, como hipertrofia de parótida, neurite periférica, deficiência da linguagem e, inclusive, estigmas de hábito cirrótico.
Algumas vezes predominam as manifestações próprias de uma hepatopatia crônica, em particular as derivadas da hipertensão portal, como ascite ou hemorragia digestiva por varizes esofágicas.
Os exames biológicos revelam sinais discretos de insuficiência hepatocelular, com transaminases ligeiramente elevadas, que raramente ultrapassam 300 U/mL.
Quase sempre a ASAT é superior à ALAT, com quociente ASAT/ALAT habitualmente superior a 2.
A GGT costuma estar muito elevada. Assim, é comum a presença de sinais de colestase, com hiperbilirrubinemia conjugada e elevação da fosfatase alcalina.
A anemia macrocítica é secundária ao alcoolismo e às carências nutritivas.
Na hepatite alcoólica observam-se com frequência trombocitopenia e leucocitose com desvio à esquerda.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se manifesta a hepatite alcoólica, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.
- Existem múltiplas formas de apresentação que podem ser confundidas com outros tipos de condições.
- Se você apresenta alguma destas manifestações clínicas, consulte um médico.