Partilhar

Como se manifesta a menopausa

Como se manifesta a menopausa

A menopausa anuncia a cessação da atividade dos ovários. Como consequência, o organismo feminino vai passar por uma série de mudanças orgânicas e psicológicas que cada mulher passa e vive de forma diferente. A principal mudança fisiológica é o desaparecimento da menstruação pondo fim à etapa reprodutora. Os ovários deixam de produzir óvulos e diminuí a quantidade de estrogênios e progesterona. Fala-se de menopausa confirmada quando decorreu 12 meses consecutivos de ausência de menstruação. A menopausa caracteriza-se pelo aparecimento de uns sintomas muito específicos. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como se manifesta a menopausa.

Também lhe pode interessar: Como enfrentar a menopausa

Sufocos e suores noturnos na menopausa

Trata-se da manifestação mais comum e desconfortável. Os sufocos começam com uma sensação brusca de calor no rosto e no pescoço que se estende ao tórax, seguido por uma sensação de frio. Aparecem ao longo do dia, inclusive durante a noite, dificultando o ritmo normal do sono, estes vêm acompanhados de suores que se acentuam pela noite.

Secura vaginal na menopausa

A diminuição de estrogênios origina uma progressiva perda de elasticidade e umidade da vagina, provocando irritação e dor durante as relações sexuais. No entanto, este problema pode resolver-se com produtos lubrificantes adequados.

Sintomas psicológicos da menopausa

Devidos ao próprio desequilíbrio hormonal desta etapa ou como consequência da presença perturbadora dos sufocos e suores. Os mais frequentes são insônias, irritabilidade, mal-humor, tendência para o cansaço, dificuldades na concentração e ansiedade.

Mudanças no desejo sexual na menopausa

A diminuição do desejo sexual ou a anorgasmia (ausência de orgasmo), são frequentes na mulher, apesar de não serem referidos de forma espontânea pelo médico. A diminuição no nível de estrogênios influencia nas alterações psicológicas e nas mudanças que se produzem a nível vaginal, que fazem com que a mulher perca interesse nas relações sexuais.

Mudanças na pele na menopausa

Os estrogênios desempenham um papel importante sobre o colágeno da pele. A carência estrogênica da menopausa traduz-se numa perda de espessura cutânea e numa maior secura de pele.

Aumento de peso na menopausa

A idade e o novo equilíbrio hormonal, são dois fatores determinantes do aumento de peso e da distribuição da gordura na zona abdominal que se produz durante a menopausa. A isso deve-se somar a diminuição da atividade física, fruto de uma vida mais sedentária.

Aumento do risco de doenças cardiovasculares

A incidência das doenças cardiovasculares aumenta com a idade em ambos os sexos, mas no caso da mulher, há um aumento a partir da menopausa, pois os estrogênios já não exercem o seu papel protetor.

Osteoporose na menopausa

A osteoporose é um transtorno caracterizado por uma alteração da resistência óssea que predispõe a mulher a um risco de fraturas. A massa óssea diminui com a idade, mas na mulher, a diminuição dos níveis hormonais de estrogênios têm um efeito impactante negativo, podendo chegar a perder-se ao ano até uns 4-6%. Posteriormente, a perda é mais lenta, e está confirmado que a massa óssea continua a perder-se até depois dos 70 anos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se manifesta a menopausa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • A menopausa é uma etapa na vida da mulher que para se sentir bem depende em parte de si.
  • O exercício moderado faz trabalhar o coração e aumenta o HDL (colesterol bom).
  • A dieta deve ser equilibrada, rica em cálcio e baixa em gorduras.
  • Moderar ou abandonar o consumo de tabaco e álcool.

Escrever comentário sobre Como se manifesta a menopausa

1 comentário
A sua avaliação:
suzy mara silva chaves
tenho 46 ano tds os meses minha mestruacao vem normal. Mato tendo tds sintomas da menopausa calor dores de cabeca falta de apedite sexual e agora perda de peso e normal. perde peso na menopausa. estou usando o depro provera mais nao me senti bem

Como se manifesta a menopausa
Como se manifesta a menopausa

Voltar ao topo da página