Partilhar

Como se manifesta a otite média aguda

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se manifesta a otite média aguda

A otite média aguda é uma infecção do ouvido médio causada, normalmente, por bactérias ou vírus que pode ocorrer como consequência de um resfriado, uma dor de garganta, uma infecção respiratória, entre outros. É uma condição muito mais frequente em crianças do que em adultos e embora costume ter uma duração curta, se acontecer de forma frequente pode acabar originando uma acumulação de líquido no ouvido tornando-se em uma otite crônica, pelo que é fundamental consultar um médico perante os primeiros sintomas. Quer saber quais são em detalhe? Então, continue lendo este artigo de umComo em lhe explicamos como se manifesta a otite média aguda.

Também lhe pode interessar: Como tratar a otite média
Passos a seguir:
1

A otite média é a infecção de ouvido mais comum e ocorre quando o ouvido médio, localizado mesmo atrás do tímpano, se inflama geralmente devido a bactérias ou vírus que entram através do nariz e da boca. A infecção de ouvido ocorre quando a trompa de Eustáquio fica bloqueada e não pode drenar o líquido que se produz no ouvido médio, e entre as principais causas que podem originar a acumulação de líquido no ouvido médio encontramos:

  • Resfriados e infecções gripais.
  • Alergias.
  • Infecção ou hipertrofia de adenoides.
  • Mucosidade excessiva ou de saliva presente durante a dentição.

Este tipo de infecção no ouvido é muito mais frequente em bebês e crianças, uma vez que além das suas trompas de Eustáquio se obstruírem com mais facilidade, estão expostos a fatores de risco que aumentam as possibilidade de sofrer dela como estarem em creches, tomarem a mamadeira ou estarem em contato com o fumo do tabaco de forma frequente.

Como se manifesta a otite média aguda - Passo 1
2

Convém estar atento aos sintomas desta infecção de ouvido e consultar o médico com urgência perante os primeiros sinais, pois embora por vezes se possam aliviar sem a necessidade de medicamentos, há outros casos em que será necessário um tratamento antibiótico. No geral, a otite média aguda se manifesta através do aparecimento de dores fortes nos ouvidos, sensação de ouvido cheio, pressão e drenagem do ouvido. Há pacientes que podem chegar a desenvolver problemas de audição sendo incapazes de ouvir bem através do ouvido infetado.

3

Além dos sintomas anteriores que afetam os ouvidos, a otite média também pode originar tonturas, perda de equilíbrio, febre, náuseas, vômitos, diarreia, mal estar generalizado, dores de cabeça, redução do apetite e dificuldade em descansar e dormir.

4

Deve ter em conta que os bebês e as crianças que sofrem de otite média aguda costumam ficar muito mais irritados e com um choro incessante, além disso se observar que o seu filho não para de mexer ou coçar a orelha, pode ser um sinal de que sofre de uma infeção do ouvido médio. Outros sintomas próprios nas crianças são a febre, líquido escorrendo do ouvido, os vômitos e os problemas de audição. Perante a mínima suspeita, não hesite em consultar o seu pediatra para se certificar de que o seu filho recebe o tratamento mais adequado.

5

Nos casos em que a pressão do ouvido médio seja demasiado grande, pode chegar a ocorrer a rotura do tímpano, a qual se pode detetar por uma secreção do ouvido que pode ser clara, com pus e inclusive com sangue. Esta complicação deve ser tratada de imediato por um médico especialista, uma vez que se esta não se curar por si só é provável que seja necessária uma intervenção cirúrgica do tímpano.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se manifesta a otite média aguda, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Perante a presença destes sintomas, vá ao seu médico para que ele lhe possa diagnosticar se apresenta mesmo uma otite média aguda.

Escrever comentário

1 comentário
luisa Marime
Nao sei se tenho otite media aguda ou pior, mais ja venho com essas dores e sujidades ha mais de 25 anos convivo com elas, mais ha dois anos que a dor piora saem coisas humidas como se fossem papeis brancos molhados e sujos pedaços enormes e com mau cheiro isto me precupa e me inquieta. Recori a um especialista e disse que devia operar o nariz e fiquei confusa com o diagnostico.

Como se manifesta a otite média aguda
1 de 3
Como se manifesta a otite média aguda

Voltar ao topo da página