Como se manifesta a pancreatite aguda

Como se manifesta a pancreatite aguda

A pancreatite aguda é uma doença abdominal aguda relativamente frequente. Trata-se da inflamação aguda não bacteriana do pâncreas. Sua causa mais frequente é a patologia biliar e o alcoolismo. A causa não varia sua apresentação clínica, só serve para o tratamento. Os sintomas e sinais mudam em função da intensidade, tempo de evolução e características do paciente, mas aqui encontram-se as mais frequentes.

Passos a seguir:
1

O sintoma mais característico é a dor abdominal. Esta dor destaca por ser súbita, intensifica-se rapidamente até atingir seu pico em alguns minutos ou até uma hora depois; é contínua e localiza-se no epigástrio, onde fica fixa ou é irradiada a um ou ambos hipocôndrios, costas (conhecida como: irradiação em cinto), área do perímetro umbilical.

2

Nos quadros de origem pancreático costuma produzir icterícia, ou seja, pele amarelada. Ela traz como consequência urina escura como Coca-cola, fezes claras cor de massinha e coceira na pele.

3

Os vômitos são frequentes e costumam ser abundantes e persistentes, primeiro de restos de alimentos e depois de bílis. Podem vir precedidos de náusea. A cada episódio de vômito a dor aumenta.

4

Na pancreatite aguda pode haver um leve aumento da temperatura corporal (febril) de aproximadamente 38ºC.

5

O trânsito intestinal costuma parar e costuma haver distensão abdominal desde o começo do quadro.

6

Produz-se sangramento do tubo digestivo ou hematêmese que se manifesta por expectoração de sangue por volta do décimo dia de evolução do processo, devido a lesões agudas na mucosa gastroduodenal.

7

Uma complicação desta patologia é o choque. Manifesta-se por pressão baixa marcada com desmaios, taquicardia, sudoração fria, obnubilação e traços afilados do rosto.

8

A pessoa portadora de pancreatite aguda pode apresentar mudanças de caráter, como por exemplo: agitação, desorientação temporal e espacial, alucinações visuais, agressividade, coma superficial.

9

Os ruídos intestinais são escassos ou estão ausentes na auscultação médica.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se manifesta a pancreatite aguda, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Na presença de uma pessoa portadora de patologia biliar ou alcoólica com dor no estômago, acompanhada de vômitos, deve-se suspeitar de pancreatite aguda e deve-se consultar um médico de forma urgente.