Como se manifesta a pancreatite crônica

Como se manifesta a pancreatite crônica

A pancreatite crônica é uma doença difusa e irreversível do pâncreas, de causa que muitas vezes não é possível estabelecer, de mecanismo complexo, de curso crônico e geralmente progressivo. Os sintomas são variados, mas caracteriza-se por:

Passos a seguir:
1

Dor abdominal é o sintoma principal e o mais frequente. É insidioso e contínuo, de intensidade moderada. Aparece no nível do epigástrio e pode irradiar-se para ambos hipocôndrios e para as costas. A dor persiste por horas e acalma-se espontaneamente para reproduzir-se depois de um período sem dor de semanas ou meses.

2

Nas pancreatites crônicas não são frequentes os vômitos.

3

Pode ocorrer sangramento digestivo, que se manifesta por expectoração de sangue, devido a rompimento de varizes esofágicas.

4

O paciente costuma apresentar diarreia, mas só nos casos avançados, quando a glândula está 90% destruída. É comum ver gotas de gordura tanto nas matérias como na água da privada após a defecação.

5

As pessoas que sofrem desta doença costumam ter anorexia porque limitam a ingestão, para evitar a dor e as diarreias. Por isso costumam ser pessoas muito magras, já que perdem uma grande quantidade de seu peso.

6

Nos quadros de origem pancreática costuma ocorrer icterícia, isto é, a coloração amarela da pele. Isto traz como consequência urinas escuras como um refrigerante de cola, matérias claras cor de massa de vidraceiro e gera uma intensa coceira na pele.

7

A febre costuma aparecer só nos momentos de empuxo da doença e a temperatura ronda os 38º C.

8

Quando a glândula está destruída em grande parte, os pacientes podem apresentar Diabetes Mellitus.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se manifesta a pancreatite crônica, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Diante da presença destes sintomas, procure um médico