Como se manifesta a peritonite aguda

Como se manifesta a peritonite aguda

Denomina-se de peritonite aguda todo o processo inflamatório agudo da membrana peritoneal como resultado da ação irritativa de diversos agentes. É uma situação grave que costuma colocar em perigo a vida do paciente. De seguida, descrevem-os os sintomas que permitem o reconhecimento da peritonite aguda difusa na fase inicial que é a mais útil do ponto de vista terapêutico.

Passos a seguir:
1

A dor é o sintoma mais importante. É a nível abdominal, de aparecimento súbito na maioria das vezes e aumenta com os movimentos e a tosse.

2

As respirações tendem a ser mais rápidas e frequentes, com aparente envolvimento dos músculos intercostais da parte superior do tórax e músculos respiratórios assessores da cintura escapular, mas quase que não há movimentos no diafragma nem abdominais.

3

Quando a pessoa apresenta uma clara contratura muscular abdominal ("barriga rija"), ao apalpar o abdômen o primeiro diagnóstico que se coloca é o de peritonite aguda.

4

Vômitos, sucessivamente reflexos, de alimentos previamente ingeridos ou de líquido de retenção intestinal.

5

A prisão do trânsito intestinal de gases e material fecal.

6

Algum grau de distensão abdominal e silêncio abdominal na auscultação.

7

A presença de hipertermia não é obrigatória. Normalmente a temperatura retal oscila por volta dos 38ºC.

8

Taquicardia e um certo grau de hipertensão arterial.

9

Sinais de desidratação e de hipovolemia devido aos vômitos e, especialmente, a fixação de fluídos no peritoneu e no trato digestivo.

10

Às vezes, anemia por sangramento da lesão digestiva que causa a peritonite: úlcera péptica, câncer do cólon, doença diverticular do cólon, etc.

11

Na peritonite aguda difusa e evoluída, as pessoas tendem a ter uma aparência tóxica: pele cor de terra, nariz inchado, olheiras, suores frios, depressão psicótica.

12

Se pretender saber mais acerca deste e de outros temas interessantes relacionados com a saúde, consulte um médico, marque consultas médicas online ou contrate um melhor seguro se saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se manifesta a peritonite aguda, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • A única temperatura que deverá retirar é a retal ou bocal, uma vez que na axila não expressa a realidade da situação.
  • Perante a presença destes sintomas, consulte um médico.