Pneumonia

Como se manifesta a pneumonia

Como se manifesta a pneumonia

Pneumonia é o nome que se dá à conhecida inflamação dos pulmões causada por uma infecção, que provoca que os alvéolos pulmonares se encham de pus e dificultem a respiração. Trata-se de uma doença respiratória que prolifera especialmente no inverno e que ataca especialmente idosos, crianças e pessoas com o sistema imunológico debilitado. Se quiser saber como se manifesta a pneumonia, não deixe de ler este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como se pega pneumonia

Passos a seguir:

1

A infecção que desencadeia a pneumonia pode ser causada devido ao agravamento de uma gripe ou por bactérias ou -em menor medida- vírus ou fungos.

2

Ainda que possam variar de acordo com o tipo de pneumonia, os sintomas mais comuns de pneumonia são:

  • Febre alta, superior a 39ºC.
  • Suor frio e calafrios.
  • Tosse.
  • Catarro ou mucosidade de cor marrom que pode tornar-se amarelo-verdoso.
  • Dor no tórax, que se agrava pela tosse.
  • Dificuldade de respirar.
  • Dor de cabeça.
  • Dor muscular que provoca fraqueza.
3

No entanto, o exame médico será sempre a forma de determinar se uma pessoa sofre ou não de pneumonia. Deste modo, além do exame clínico, podem ser realizadas radiografias torácicas para conhecer o estado pulmonar.

4

Como já referimos anteriormente, existem diferentes tipos de pneumonia que são classificados dependendo do tipo de microorganismo envolvido, o local onde ocorreu a contaminação e como ocorreu. Assim existe a pneumonia bacteriana, que é causada por bactérias. A pneumonia aspirativa, que ocorre após aspirar um líquido, que pode ser o seu próprio vômito. A pneumonia viral, que é causada por um vírus. Existe também a pneumonia comunitária, que é uma infecção do pulmão grave que pode ocorrer fora do hospital ou também durante as primeiras 48 horas de internamento. A pneumonia atípica, que é causada por microrganismos diferentes, como pode ser o Mycoplasma pneumoniae.

5

Do mesmo modo, o tratamento da pneumonia variará em função de qual tiver sido o agente causador da infecção, bem como de acordo com a história clínica de cada paciente. O pneumologista ou médico especialista será o responsável de tratar da pneumonia e possíveis complicações decorrentes dela. O tratamento deverá ser iniciado o quanto antes e podem ser prescritos medicamentos antibióticos e antivirais, bem como recomendado o uso de uma máscara de oxigênio, seja em casa ou no hospital.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se manifesta a pneumonia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
pedro
voce sabe q abitos devem ser adotados pra evitar a doença pneumonia
amarildo
gostei muito do que li sobre pneumunia vai me ajudar a curar a minha
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Amarildo, esperamos que sim! As melhoras e continue nos acompanhando :)
Como se manifesta a pneumonia