Partilhar

Como se manifesta a rinite alérgica crônica

Por Sara Viega. Atualizado: 15 fevereiro 2017

A rinite alérgica crônica é uma condição que provoca a inflamação do tecido que cobre a parte interior do nariz que ocorre como consequência de entrar em contato com determinados agentes alérgenos transportados pelo ar, como por exemplo o pó, o pólen, a caspa de animais, entre outros. Há pacientes que sofrem dela de forma sazonal ou intermitente, mas também há aquelas pessoas que sofrem dos seus sintomas durante todo o ano sem importar a época em que se encontrem. Se quer saber com detalhe como se manifesta a rinite alérgica crônica, continue lendo este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como tratar da rinite alérgica crônica
Passos a seguir:
1

Os sintomas da rinite alérgica manifestam-se quando inala o agente ou substância à qual é alérgico (pólen, pó, caspa, mofo, etc), pois isto é o que faz com que o corpo libere químicos, inclusive histamina, dando lugar ao aparecimento de sintomas próprios de uma alergia. No caso da rinite alérgica de caráter crônico, os sintomas apresentam-se durante todo o ano, embora variem em intensidade em função de se o paciente entra em contato ou não com o alérgeno em questão.

É muito importante um diagnóstico e tratamento antecipado desta condição, pois caso contrário poderiam ocorrer complicações mais graves como otite, sinusite, transtornos do sono, problemas dentais, estresse e má qualidade de vida.

2

Os primeiros sintomas da rinite alérgica crônica podem aparecer passados apenas uns minutos depois de ter estrado em contato com o agente alérgeno, e entre os mais comuns encontramos os seguintes:

  • Coceira nasal e/ou na boca, nos olhos, na gargante, na pele ou outra zona do corpo.
  • Problemas de olfato.
  • Saída de líquido aquoso pelo nariz.
  • Espirros frequentes e intensos.
  • Olhos lacrimejantes.
Como se manifesta a rinite alérgica crônica - Passo 2
3

Posteriormente a estes sintomas iniciais podem ocorrer outros que agravam o quadro como os que explicamos de seguida. É importante ter em conta que nem todas as pessoas que sofrem de rinite alérgica apresentarão todos os sintomas, podendo haver ausência de algum deles:

  • Congestão nasal (nariz entupido).
  • Ouvidos tapados e redução do sentido do olfato.
  • Tosse.
  • Dores de garganta.
  • Dores de cabeça.
  • Aparecimento de círculos escuros sob os olhos.
  • Inflamação da zona por debaixo dos olhos.
  • Cansaço e fadiga.
  • Irritabilidade e nervosismo.
4

Perante a manifestação destes sintomas ou a suspeita de sofrer de rinite alérgica, é fundamental que consulte o médico o quanto antes. O diagnóstico é bastante simples e realiza-se através da exploração física do paciente, assim como de alguns exames médicos que servem para determinar que substância ou substâncias são as causadoras da alergia.

Com base nisso, o médico irá receitar o tratamento mais adequado para o seu caso, mas no geral costumam se prescrever anti-histamínicos, corticosteroides, descongestionantes nasais, assim como vacinas anti-alérgicas no caso de não se poder evitar o contato com o alérgeno e os sintomas sejam muito difíceis de controlar. Para obter mais informação, consulte o artigo sobre como tratar a rinite alérgica crônica.

5

Se sofre de rinite alérgica crônica, não hesite em seguir à risca as indicações do seu médico para evitar que a condição se agrave. No caso de febre elevado ou se os sintomas da alergia não acabarem uma vez terminado o tratamento, consulte o seu médico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se manifesta a rinite alérgica crônica, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como se manifesta a rinite alérgica crônica

1 comentário
Gerson Pereira da Silva
Eu tenho renite alérgica, espirro muito e as vezes pingos sem esperar tenho muita secreção já fiz tratamento durante um ano mas quando parou o tratamento voltou tudo como era antes incomoda mas como resolver.

1 de 3

Voltar ao topo da página