Partilhar

Como se manifesta a sinusite aguda

Como se manifesta a sinusite aguda

O termo sinusite aguda define a inflamação aguda da mucosa de um ou mais seios paranasais com sintomatologia inferior a 3 semanas, sendo que as causas podem ser virais ou bacterianas. Além disso, existem fatores de risco que aumentam as possibilidades de sofrer dela como ter rinite alérgica, adenoides, um sistema imunitário fraco ou fumar, entre outros. Se quer saber mais sobre esta condição e saber que sintomas são os que lhe podem alertar, preste atenção ao seguinte artigo de umComo em que explicamos como se manifesta a sinusite aguda.

Também lhe pode interessar: Como se manifesta a faringite aguda
Passos a seguir:
1

A sinusite aguda é aquela que, como dissemos, não tem uma duração maior de três semanas e normalmente os seus sintomas manifestam-se após sofrer de um resfriado que não melhora ou que piora à medida que os dias vão passando. Muitas vezes costumam se confundir os sintomas da sinusite com os de um resfriado comum, e embora alguns sejam idênticos, há outros muito diferentes e acentuados que revelam a existência de uma inflamação nos seios paranasais. Assim, para evitar complicações e iniciar o tratamento mais adequado para a sinusite, será imprescindível consultar o médico o quanto antes.

2

A sinusite aguda manifesta-se pelo aparecimento de obstrução ou congestão nasal, com sensação de peso. Esta e a secreção mucosa ou purulenta são os principais sintomas desta condição, algo que gera um grande mal-estar e a tão incômoda congestão nasal, o tratamento da sinusite aguda costuma incluir o uso de sprays nasais descongestivos que permitam drenar os líquidos e expulsar a mucosidade.

3

A acumulação de mucosidade nos seios paranasais provoca que, além do gotejamento e as secreções de cores amarelas ou esverdeadas, o paciente tenha tosse frequente, a qual costuma piorar mais durante a noite, afetando assim negativamente o seu descanso e horas de sono.

4

Outro dos sintomas comuns da sinusite e que a diferencia de qualquer quadro de gripe comum, é o aparecimento de uma dor facial ou a sensação de pressão no rosto, que varia de localização em função do seio paranasal que esteja afetado e acaba provocando sensibilidade facial. Esta dor costuma ser latejante algumas vezes, mas tende a aumentar quando se inclina a cabeça para a frente, assim como a tosse ou ao exercer pressão sobre o seio.

5

Além destes sintomas, o paciente apresenta em muitos casos febre elevada, mal-estar geral, cansaço, fraqueza, inchaço daqueles tecidos moles que cobrem o seio paranasal, incômodos ao mastigar, mau hálito e perda leve do sentido do olfato. No caso das crianças, os principais sintomas da sinusite aguda são congestão e secreção nasal, tosse, febre e inchaço a redor dos olhos.

6

É fundamental ter em conta que a sinusite também pode ser uma condição de carácter crônico mas que, ao contrário da aguda, manifesta-se com sintomas um pouco mais leves mas com uma duração que supera os três meses. Para esclarecer as suas dúvidas e saber com certeza de que tipo de sinusite se trata, deve consultar com o seu médico perante a manifestação dos primeiros sintomas. Uma vez que tenha iniciado o tratamento oportuno, podem ser úteis e de grande alívio os sprays nasais de venda livre que pode adquirir em farmácias.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se manifesta a sinusite aguda, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

2 comentários
Leilane
Tenho fortes dores de cabeça e também na fase, tem vezes que eu nem aguento abacha a cabeça.
Carlos Martins
Boa tarde, sou Carlos, eu gostaria de saber que tipo de problema eu estou passando neste momento, sofro com dores forte na região da testa passando por toda a cabeça, dores no nariz e nos olhos muito ardente, e quando eu me agacho e levanto as dores são muito fortes com tontura e pressão nos ouvidos, isso pode uma gripe ou sinusite?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Carlos! É importante que consulte o seu médico para ser diagnosticado corretamente. Enquanto isso, pode conferir os sintomas de gripe e sinusite nesses artigos: http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-os-sintomas-da-gripe-12996.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-os-sintomas-da-sinusite-4921.html

Como se manifesta a sinusite aguda
Como se manifesta a sinusite aguda

Voltar ao topo da página