Partilhar

Como se manifesta o hipertireoidismo

Como se manifesta o hipertireoidismo
Imagem: otoclinicateresina.com.br

O hipertireoidismo é o estado clínico resultante do aumento dos hormônios da tireoide circulantes. Os hormônios da tireoide atuam em todos os tecidos do organismo, por isso as manifestações são múltiplas. Aqui desenvolveremos algumas das manifestações clássicas, sabendo que o diagnóstico se realiza por exames de laboratório.

Também lhe pode interessar: O que devo comer se tenho hipertireoidismo
Passos a seguir:
1

Os sintomas e sinais mais frequentes do hipertireoidismo são ao nível psicológico e do comportamento: irritabilidade, nervosismo, inquietude, insônia, verborragia (falam muito) e diminuição da capacidade de concentração.

2

Ao nível neuromuscular: tremor fino distal, hiperreflexia, cansaço, debilidade, fadiga muscular e diminuição das massas musculares.

3

Apresentam frequentemente intolerância ao calor, pele quente e úmida, sudorese excessiva.

4

A nível ginecológico as mulheres podem apresentar diminuição na quantidade de sangue ao menstruar, ou desaparecimento dos ciclos menstruais, infertilidade e abortos.

5

Ao nível digestivo as manifestações são: aumento do apetite, perda de peso, aumento na frequência das evacuações e ao nível urinário, aumento na frequência para urinar.

6

Apresentam pele fina, queda de cabelo, unhas quebradiças, deformações dos dedos.

7

Em menor frequência pode ocorrer: falta de ar, coceira, aumento na ingestão de água, diminuição da libido, palpitações, taquicardia e eritema palmar.

8

Podem ser encontradas alterações inespecíficas de laboratório como hipercalcemia, anemia e elevação da fosfatase alcalina.

9

Além dos sintomas mencionados, os pacientes com doença de Graves (um tipo de hipertireoidismo) têm algumas características particulares como a presença de bócio difuso, oftalmopatia e mixedema pré-tibial.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se manifesta o hipertireoidismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Diante da presença destes sintomas, consulte um médico.
  • Lembre-se de que o diagnóstico não é clínico, mas mediante estudos de laboratório.

Escrever comentário sobre Como se manifesta o hipertireoidismo

1 comentário
A sua avaliação:
margarete
meu HST DE 0.056 O QUE FAER ESTA NORMAL

Como se manifesta o hipertireoidismo
Imagem: otoclinicateresina.com.br
Como se manifesta o hipertireoidismo

Voltar ao topo da página