Partilhar

Como se manifesta o hipotireoidismo

Por Sara Viega. Atualizado: 5 dezembro 2019
Como se manifesta o hipotireoidismo

O hipotireoidismo é uma síndrome clínica, resultante da deficiência de hormônios tireoides circulantes. A consequência deste fato é que os nossos processos metabólicos se tornam notavelmente lentes, o que tem consequências óbvias que se manifestam fisicamente. Os hormônios tireoides atuam em todos os tecidos do organismo, pelo que os sintomas do hipotireoidismo são múltiplos e podem variar de paciente para paciente. Se suspeita que sofre desta condição, em umComo explicamos para você como se manifesta o hipotiroidismo.

Também lhe pode interessar: Por que ocorre o hipotireoidismo
Passos a seguir:
1

É importante ter claro que o hipotireoidismo é uma condição que pode manifestar diversos sinais dependendo da pessoa. O avanço desta condição é lento, por isso muitos pacientes demoram a dar conta que algo não está bem, no entanto alguns sinais pontuais podem evidenciar a sua presença.

Uma das manifestações mais claras é o aumento repentino de peso sem causa aparente. O paciente não mudou os seus hábitos alimentares, nem está comendo mais, pelo contrário há uma diminuição de apetite. Apesar disso, manifestam-se quilos a mais, um sinal que costuma ser determinante para consultar um médico.

Como se manifesta o hipotireoidismo - Passo 1
2

Mas o aumento de peso não é o único sinal desta condição. O hipotireoidismo conta com manifestações a nível tópico que refletem a desaceleração do metabolismo, entre elas destacam-se:

  • Pele seca e escamosa.
  • Palidez.
  • Maior sensibilidade ao frio.
  • Perda abundante de cabelo e fragilidade capilar.
  • Unhas fracas, que ficam mais finas quebrando-se com facilidade.
3

O cansaço e a fadiga frequentes são duas manifestações do hipotireoidismo muito comuns. Nota-se visivelmente que a pessoa está cansada embora não tenha realizado qualquer esforço para isso, há pouca resistência nas atividades físicas e um esgotamento que, por vezes, pode interferir na rotina diária.

4

Esta mesma fadiga também se traduz a nível muscular, pois o nosso corpo fica mais lento que o habitual, de modo que a resposta muscular é menos rápida. Podem ocorrer os seguintes sintomas:

  • Dores musculares;
  • Cãibras;
  • Dormência muscular;
  • Falta de força e problemas para tonificar os músculos.
5

Uma crescente intolerância ao frio, inclusivo nos meses de calor ou nos momentos em que mais ninguém tem frio, pode ser um sinal de hipotireoidismo se este sintoma ocorrer em conjunto com os mencionados anteriormente. Se antes não tinha tantos problemas com as temperaturas baixas e de repente sente que tudo lhe parece frio é importante estar atento.

6

A apatia, indiferença e em alguns casos inclusive a tristeza também são manifestações do hipotireoidismo que podem indicar a presença desta condição.

Se suspeita que sofre desta condição é conveniente consultar um médico o quanto antes para receber um diagnóstico adequado. Para conhecer mais sobre desta condição, te convidamos a ler o nosso artigo por que ocorre o hipotireoidismo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se manifesta o hipotireoidismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Estes são apenas alguns dos sintomas, e tê-los não significa que você tenha hipotireoidismo, já que o diagnóstico é baseado em exames laboratoriais.
  • Antes de mais nada, procure um especialista para determinar se você tem hipotireoidismo.

Escrever comentário sobre Como se manifesta o hipotireoidismo

Como se manifesta o hipotireoidismo
1 de 4
Como se manifesta o hipotireoidismo

Voltar ao topo da página