Outros Saúde gastrointestinal

Como se manifesta o refluxo gastroesofágico

Como se manifesta o refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico é a perda involuntária do conteúdo gástrico dentro do esôfago como resultado de uma incompetência da zona gastroesofágica. Normalmente, podem existir pequenos refluxos de quantidades escassas, que duram pouco e não produzem sintomas; mas pode ser patológico com graves repercussões nas pessoas que sofrem deles. Alguns dos sintomas alarmantes para esta condição são descritos a seguir.

Passos a seguir:
1

O sintoma mais comum é a pirose, presente na maioria dos casos.

2

É a sensação de azia, queimadura ou ardor retrosternal crescente desde o epigástrio.

3

A regurgitação não é um fator comum, mas aparece com certa frequência.

4

Define-se como a passagem do conteúdo gastroesofágico até à boca sem força para causar vômito e que traz uma sensação ácida ou amarga à boca. Algumas vezes o alimento sobe também sem ter sido digerido.

5

Pode-se acompanhar de arrotos, que é o escape de gás do esôfago ou do estômago, geralmente involuntário.

6

Deve-se diferenciar o refluxo dos vômitos, que são definidos como a evacuação ativa do conteúdo gástrico pela boca precedido de náuseas e ânsia.

7

As pessoas com esta condição podem ter dificuldade para deglutir alimentos. Isso pode levar a uma complicação, que é a esofagite.

8

O aparecimento destes sintomas é característico depois de refeições abundantes, ingestão de álcool, café, ou depois de fumar cigarros.

9

É importante destacar que as pessoas podem sofrer exclusivamente de sintomas respiratórios, sem apresentar sintomas digestivos. Nesse caso, acontece pela passagem do líquido gástrico para a faringe e dali para as vias respiratórias.

10

Pode originar disfonia, tosse seca ou produtiva, com predomínio noturno, e inclusive falta de ar que acorda a pessoa durante a noite.

11

Outros sintomas atípicos são: dor no ombro e braço, náuseas, sialorreia (salivação abundante), dores cervicais, na mandíbula ou no ouvido.

12

Também pode ser motivo de consulta a hemorragia digestiva alta ou anemia, originadas pelas complicações da esofagite.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se manifesta o refluxo gastroesofágico, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Perante a presença destes sintomas consulte um médico.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Laurizete Moreira Freire
Estou sentindo muita azia dor no pescoço e um bolo na garganta o que devo fazer.
maria lucia silva
Quais são os remédios naturais que podem diminuir essa dor das costas e do peito por causa do refluxo
Como se manifesta o refluxo gastroesofágico